fastboot drivers usb instalar

Fastboot – Instalar e utilizar fastboot e Drivers USB necessários

Fastboot – Instalar e utilizar fastboot e Drivers USB necessários, saiba como instalar os drivers USB do SDK android necessários para o fastboot e comandos da ferramenta.

As principais funções do fastboot são instalar uma custom recovery e desbloquear o bootloader para instalar custom roms, se ficou perdido nos nomes, de uma olhada no post sobre instalar sistema modificado no android.

O fastboot vem com a ferramenta de desenvolvimento do google SDK, mas não é necessário instalar toda ferramenta que é bem grande, faça o download apenas do essencial.

 

Download Fastboot

No link de download do fastboot, o software é a ferramenta ADB instaler, que vem com o fastboot, ADB e drivers USB do android, que tem apenas 9MB e está no servidor do google drive.

O ADB instaler já foi recomendado aqui no blog no tutorial instalar APK via ADB por USB onde ensino a instalar aplicativo direto do Windows.

O software de fastboot funciona em qualquer aparelho android, motorola, samsung, xiaomi, e os drivers USB também funcionam de forma genérica, mas casa necessite de drivers motorola fiz um post sobre ele.

 

Instalar fastboot no Windows

Primeiro baixe o ADB instaler, depois execute o instalador e selecione Y para todas perguntas, para instalar o fastboot, ADB e drivers.

 

adb installer windows

 

Pronto, agora o fastboot já pode ser utilizado, para utilizar é preciso abrir o CMD (Prompt de comando do windows) na pasta onde foi instalado (padrão é C:/adb)

O Windows PowerShell também pode ser utilizado, digite adb e pressione TAB para que ele auto-complete o comando que vai ficar .fastboot.exe

Para verificar se foi instalado corretamente e está funcionando, digite:

fastboot devices
.fastboot.exe devices (no Windows PowerShell)

O comando fastboot devices exibi a lista de dispositivos conectados, caso não apareça nenhum houve um erro e é preciso confirmar se os drivers foram instalados corretamente.

O que é ADB?

ADB é a ferramente de debug do android, essa ferramente é útil para desenvolvedores para fazer diversos testes na plataforma android e recursos avançados.

 Instalar Drivers Android USB

 Se o Driver USB do android não estiver instalado corretamente, não é possível utilizar o fastboot e ADB, vamos ver como instalar o driver passo a passo em qualquer windows.

O primeiro passo é permitir a instalação de drivers sem assinatura no windows 8, windows 8.1 e windows 10, no windows 7 não é necessário, veja o link com mais informações sobre drivers sem assinatura.

O básico é executar o CMD como administrador e executar o comando:

bcdedit /set testsigning on
  • Abra o gerenciador de dispositivos no windows (executar / win +R devmgmt.msc) ou Win + Pause [para chegar na foto1]
  • Encontre o Driver android com problema e clique com o botão direito do mouse [foto1]
  • Na aba Driver selecione Atualizar Driver (Update Driver) [foto2]
  • Selecione buscar por drivers no computador [foto3]
  • Selecione o Driver em uma lista de dispositivos [foto4]
  • Escolha o drivers Android Device [foto5]
  • Instale o driver de fastboot (repita para instalar o adb caso queira) [foto6]
  • Confirme a instalação do driver [foto7]
  • Pronto o Driver foi instalado [foto8]
  • Como fica o driver corretamente instalado [foto9]

Veja galeria de fotos para auxiliar o processo:

  

Fastboot flash recovery twrp.img

Para instalar um custom recovery como o TWRP é necessário utilizar o comando: fastboot flash recovery [nome do recovery.img]

Para funcionar é preciso reiniciar o android no modo fastboot, que pode ser feito segurando uma combinação de botões ao ligar o aparelho, geralmente (segure o botão volume para baixo e o botão power ao mesmo tempo).

Ou utilizar um APP para reiniciar o android em aparelhos que já possuem ROOT e selecionar para reiniciar diretamente para o modo fastboot e permitir o uso dele para enviar um novo recovery.

fastboot flash recovery recovery.img

Veja o exemplo prático no tutorial de como instalar o sistema LineageOS no Redmi2 pro, onde fala sobre o uso desse comando que é necessário para instalar a ROM custom no aparelho.

 

Desbloquear bootloader com fastboot

Outro uso muito comum para o fastboot é desbloquear o bootloader e então ter permissões avançadas para instalar roms que necessitam do bootloader destravado para ter sucesso.

Nesse caso cada fabricante tem um procedimento para desbloquear o bootloader, portanto necessário buscar por cada fabricante/aparelho para encontrar a melhor forma de desbloqueio.

A sony libera o desbloqueio de seus aparelhos fornecendo um código onde é necessário utilizar o fastboot para executar um comando.

https://developer.sony.com/develop/open-devices/get-started/unlock-bootloader/how-to-unlock-bootloader/

fastboot devices
fastboot -i 0x0fce oem unlock 0x <insert your unlock code>

Outros fabricantes têm procedimentos diferentes para desbloqueio do bootloader e também existem fabricantes que não permitem o desbloqueio do bootloader, pelo menos em alguns aparelhos.

A Xiaomi permite o desbloqueio, mas exige que os usuários criem uma conta xiaomi e o aparelho a ser desbloqueado precisa estar logado com essa conta para que o processo funcione.

O procedimento mais simples é dos aparelhos Google, esses aparelhos para ter seu bootloader desbloqueador precisam apenas de um simples comando que usa o fastboot.

fastboot oem unlock

 

Para que serve o desbloqueio do bootloader?

Serve para possibilitar o uso de custom ROMs, algumas ROMs necessitam o bootloader debloqueado para modificar arquivos de boot para funcionar corretamente.

Como colocar o celular em modo Fastboot?

Para reiniciar o android no modo fastboot, é preciso segurar a combinação de botões ao ligar o aparelho, (segure o botão volume para baixo e o botão power ao mesmo tempo).

Veja também um manual com tudo sobre root, onde falo diversas formas de genéricas de conseguir root, melhores aplicativos root, xposer installer, o novo root invisível chamado Magisk e muito mais.

 



Entre no Grupo do telegram