dicas android velho

10 dicas para android velho

Veja 10 dicas para android velho, aquele aparelho velho ainda pode ser usado se receber algumas modificações, veja 10 dias para reviver um android velho.

São 10 dicas, desde as mais básicas até dicas mais complexas como modificar o sistema, com certeza o aparelho vai ganhar uma sobrevida com essas dicas.

Um dos maiores problemas em aparelhos android são os aplicativos do sistema pré instalados pelas operadoras, em aparelhos já condenados podemos remover eles.

Grandes problemas em Android velho

– Bateria
– Espaço (armazenamento)
– Memória (falta de RAM)
– Aplicativos nativos (apps pré instalados das operadoras e/ou fabricantes)

A bateria em aparelhos velhos fica descalibrada, popularmente chamado de “bateria viciada”, caindo drasticamente a durabilidade, em uma das dicas explico como amenizar esse problema.

O armazenamento em velhos androids é geralmente limitado, aparelhos com 8GB ou menor atualmente é baixo, falo especificamente como limpar e mantar limpo o aparelho de diversas formas.

Aparelhos com 1GB de memória RAM ou menos, com certeza vão ter problemas caso tenha um certo número de apps instalados, mostro como limpar os apps do sistema de forma radical.

Os aplicativos nativos quase sempre desnecessários, ocupam grande parte da memória do aparelho e limita o usuário a instalar novos apps, aprenda remover esses apps.

10 dicas para Android velho

01 – Remover Antivírus
02 – Liberar espaço android
03 – Remover aplicativos do fabricante
04 – Facebook lite e Messenger lite
05 – Fotos nuvem (liberar espaço)
06 – Melhorar bateria
07 – Limpeza com Titanium ou SDmaid
08 – Formatar
09 – Fazer root
10 – Atualizar o android ou colocar LineageOS

Dica 01:

Remover Antivirus

O uso de antivírus no android é desnecessário, já falei sobre o relatório de segurança do google, que mostra apenas 0,15% de aparelhos contaminados.

Para não ser contaminado por vírus em um aparelho android, basta baixar apenas aplicativos entre os 200 mais baixados da play store.

Além disso, a maioria dos antivírus não são eficazes, apenas contribuem para deixar o android lento e com menor durabilidade de bateria.

Dica 02:

Liberar espaço android

Esse é um problema comum em aparelhos com 8GB ou menos de espaço de armazenamento, tem um post dedicado a esse assunto.

No post como liberar espaço no android, falo sobre aplicativos recomendados para fazer limpeza no aparelho e métodos sem uso de apps.

Também falo como mover aplicativos para o SD, e limpar arquivos grandes que não tem utilidade para o funcionamento do aparelho.

Dica 03:

Remover aplicativos do fabricante

Todos os fabricantes colocam diversos aplicativos próprios no android para divulgar sua marca, seja samsung, LG, Sony, Motorola, etc.

Esses aplicativos ocupam um espaço precioso em muitos aparelhos cujo hardware é extremamente limitado e isso implica em 2 problemas.

O primeiro problema é o limite de memória RAM, esses aplicativos ficam em background consumindo boa parte da RAM e se quer são utilizados.

O segundo problema é armazenamento, esses apps consumem uma parte importante do armazenamento do sistema, que limita a instalação de novos apps.

Dica 04:

Facebook lite e Messenger lite

O aplicativo do facebook está cada vez maior e mais pesado, um grande vilão de memória RAM no android e consome grande parte da bateria.

Em alternativa o próprio facebook criou o facebook lite, um aplicativo MUITO mais leve, com apenas 1MB de tamanho e consome menos memória RAM.

Como o facebook é instalado em 90% dos celulares, a simples substituição desse aplicativo pode melhorar a lentidão e duração da bateria.

Além do aplicativo do facebook, como essa empresa é dona do instagram e do facebook messenger, sempre que o facebook é aberto, esses aplicativos também são abertos.

Ocorrendo ainda mais lentidão, esse problema também é solucionado usando o facebook lite, recentemente também foi lançado o messenger lite.

Atualização – o facebook agora lançou a versão lite do Facebook Messenger, então recomendo usar também o Messenger lite.

Dica 05:

Fotos nuvem (liberar espaço)

Apesar de um problema recorrente por falta de espaço, a câmera do aparelho é sempre muito usada e é preciso salvar as fotos antes de deletar.

A melhor maneira de fazer um backup das fotos é usando um serviço como o google photos ou flickr, esses serviços oferecem espaço ilimitado.

A vantagem desses aplicativos é que estão seguras para sempre, diferente de um DVD que estraga, ou até mesmo um HD que também estraga.

Como essas fotos ficam em nuvem, não tem perigo de perder, além de ter acesso a elas em diversos dispositivos.

A desvantagem é a velocidade, nem sempre a velocidade do upload é boa e upar alguns gigas de foto pode demorar, nesse caso é bem-vindo um backup local.

Dica 06:

Melhorar bateria

Aparelhos com anos de uso tem sua bateria estressada pelos diversos ciclos usados, é bastante comum a bateria durar menos que o aparelho novo.

Isso pode ser resultado de diversos fatores, desde mal uso, como aquecer demais a bateria, até por problemas de software como descalibramento.

Se o smartphone velho estiver com problemas de bateria, veja esse post como um checklist para melhor bateria “viciada”, são 10 dicas.

Ao seguir essas 10 dicas com certeza o aparelho vai melhorar a durabilidade da bateria, além de informar como cuidar da bateria para que dure mais.

Dica 07:

Limpeza com Titanium ou SDmaid

Esses dois aplicativos ajudam a limpar e manter o smartphone limpo, são ótimos aplicativos e cheio de recursos, veja algumas dicas.

O Titanium backup é o melhor aplicativo, ele reúne dezenas de recursos avançados, porém ele exige root, e não tem opção sem root.

O SDmaid é mais focado em limpeza e possui todas as funções necessárias, ele tem opção de usar com ou sem root, sendo ótima opção.

Para android 5.0 e mais novos, da para limpar o cache sem usar nenhum aplicativo, feito direto nas opções de armazenamento do aparelho.

Dica 08:

Formatar

Após tomar todas as 7 medidas anteriores, o celular ainda não ficou bom? ou não tem paciência de ficar limpando e prefere resolver de um jeito mais rápido.

A forma rápida é formatar o android, pode ser feito diretamente no sistema, de 3 formas distintas, ou usando um aplicativo para formatar o android.

O problema do aplicativo é que vai necessitar de root, mas é extremamente mais rápido e economiza tempo de configuração, pois não perde os apps instalados.

Mas em aparelhos velhos que já não possuem garantia, recomendo fazer root, veja porque fazer root, é a dica 9.

Dica 09:

Fazer root

O root traz diversas vantagens, veja tudo sobre root, porém traz uma desvantagem muito grande que é a perda da garantia do aparelho.

Isso impede que várias pessoas realizem esse processo, porém nesse caso, em aparelhos velhos, com 2 anos ou mais de uso, não existe mais garantia.

Sem o revés de perder a garantia, o root se torna apenas vantagem, podendo melhorar o celular drasticamente por isso recomendo fazer root.

Com root é permitido excluir os aplicativos do sistema que não podem ser desativados, uma grande vantagem que deve ser utilizada.

Com root também é permitido usar aplicativos que impedem que apps fiquem abertos em segundo plano gastando memória RAM.

Existem dois desses aplicativos para limitar apps em segundo plano o grenify e também o servicely os 2 são ótimos aplicativos.

Dica 10:

Atualizar o android ou colocar LineageOS

Atualizar o Android nem sempre é uma boa para a performance do aparelho, mas nesse caso a atualização que recomendo é atualizar a última build.

Veja o que essa build que dizer, vamos pegar de exemplo um Galaxy S3, esse aparelho foi vendido por todas as operadoras Oi, Tim, Vivo, Claro…

Como exemplo o S3 por ter instalado o android 4.2, mas existem 10 versões (builds) do android 4.2 nessas builds são feitas pequenas melhorias e correções.

Procure o código do aparelho seguido das palavras “stock ROM” para encontrar sites especializados em download de atualizações oficiais.

Ainda tem outro segredo sobre essas atualizações, ao baixar selecione ROMS retail, são ROMS sem operadoras, essas são mais limpas.

Em alternativa procure uma versão LineageOS para seu aparelho, o LineageOS é bem mais leve que uma ROM original e já vem com root.

Para quem nunca trocou a ROM de um aparelho android, recomendo ver o post que falo genericamente sobre como trocar uma ROM.

Genericamente porque cada aparelho e fabricante tem peculiaridades, por isso esse post te ajuda, mas é preciso buscar por tutoriais específicos.

Dicas extremas

Em aparelhos velhos demais e extremamente limitados, ainda podem ser usados para apenas whatsapp, por exemplo, basta remover ao extremo.

Para isso é preciso ser root e instalar um aplicativo para congelar os apps do sistema, recomendo utilizar o icebox, esse app gratuito faz bem esse serviço.

É possível remover o google play services, o whatsapp pode ser utilizado sem o play services instalado, nesse caso extremo da para ficar sem ele.

Outra medida extrema é excluir a play store, sim excluir a play store, já que não tem como instalar mais apps, não tem porque ter a loja consumindo recursos.

O google play services é melhor excluir, pois ele consome muito espaço de armazenamento, mas a play store pode ser congelada ou excluída.

Lembrando que para anular todas essas mudanças no aparelho, basta restaurar os padrões de fábrica, portante não tem problema em realizar essas medidas.

Sem google play, basta baixar a versão beta do whatsapp diretamente no site do desenvolver do aplicativo ai tem duas opções para instalar o app.

Ou baixar pelo aparelho usando o browser antes de congelar esse aplicativo, ou baixar pelo PC e passar por USB, mas é preciso um explorador de arquivos instalado.



Entre no Grupo do telegram