dicas bateria descarregando rapido

10 dicas para bateria descarregando muito rápido (android)

10 dicas para bateria descarregando muito rápido, veja o que fazer quando a bateria do android está descarregando muito rápido e dicas para todos os aparelhos.

Check-list para baterias “viciadas”, siga essas 10 dicas para conseguir maior autonomia e durabilidade da bateria no android.

Com o tempo de uso é normal as baterias apresentarem uma diminuição na autonomia, veja o que fazer para preservar a durabilidade da bateria.

São 10 dicas, siga a ordem de dicas para otimizar melhor:

Dica 1:

Verificar consumo dos aplicativos

Instalar apps para monitorar o consumo do sistema e de todos os aplicativos instalados pelo usuário.

Fiz um post dedicado sobre esse assunto, onde informo alguns aplicativos para monitorar o consumo de apps.

É claro que pode ser usado o medidor de consumo nativo do android, mas esses aplicativos mostram informações mais detalhadas.

E com essas informações ajudam encontrar os vilões do consumo, apps que estão usando bateria em excesso.

Um outra opção é verificar quais aplicativos estão impedindo o estado de dono do android, o wakelock.

Dica 2:

Atualizar o google play services

Um dos aplicativos que mais consomem bateria é o google play services, é comum ele aparecer na lista como aplicativo que mais consome.

Caso o consumo do google play services estiver alto, uma solução pode ser a atualização dele, é possível atualizar manualmente esse app.

Em alguns aparelhos o play services não atualiza automaticamente, e esse app é bastante confuso, pois existem diversas versões para cada tipo de android.

Veja como atualizar o google play services corretamente de forma manual, se ele for atualizado de forma errada pode ocorrer problemas no sistema.

Entenda porque o play services é essencial para algumas funções do android e se é possível ter um android sem ele instalado.

Dica 3:

Aplicativo para bloquear processos em segundo plano

Caso tenha aplicativos com grande consumo bateria, mas não deseja desinstalar, é preciso impedir que eles rodem em segundo plano.

Existem alguns apps que fazem esse serviço e isso ajuda bastante no consumo e desempenho dos aparelhos.

Já falei sobre o aplicativo Greenify, esse app é um dos mais conhecidos para impedir processos em segundo plano.

A vantagem desse app é que ele funciona sem ROOT, portanto se não possui root ele é a melhor opção, caso queira saber mais sobre root veja o manual do root.

Outra opção é utilizar um app chamado Servicely, outra ótima opção para limitar aplicativos em segundo plano.

Dica 4:

Controle de brilho automático f.lux

A tela é responsável por grande parte do consumo do aparelho, por isso reduzir o consumo da tela aumenta consideravelmente a autonomia do aparelho.

O f.lux é um aplicativo que adapta automaticamente o brilho e cor da tela conforme as condições de luz e ajuda economizar bateria.

Outra opção de app similar é o Screen Filter, com esse aplicativo é possível reduzir os níveis de brilho bem abaixo do mínimo e com isso economizar bateria.

A ROM Cyanogen possui uma função para inverter as cores, semelhante à tecnologia da samsung para ultra economia.

Essa função pode ser usada em casos extremos onde precisa de grande economia de bateria, em chats como whatsapp, por exemplo.

Outra função do Cyanogen é a Live display, com ela o aparelho atribui um nível de cor adequado para o dia e para noite visando conforto dos olhos e economia de bateria.

Dica 5:

Recalibrar bateria viciada

Com algum tempo de uso, as baterias começam a durar menos e ocorrer erros ao “pular” parte, como desligar ainda com 5% ou pular de 20 para 6%.

Isso é popularmente conhecido como bateria viciada, porém isso ocorre devido ao um problema de software, e pode ser resolvido ou melhorado.

Veja como melhorar uma bateria “viciada”, o processo é simples e pode ser feito por qualquer pessoa, basta um pouco de paciência para esperar.

Caso esse método não ajude, o problema provavelmente é mais grave e é preciso verificar o carregador e a qualidade da bateria.

Dica 6:

Testar carregador

O carregador pode influenciar na carga da bateria e até mesmo em sua vida útil, utilizar um carregador que não é adequado traz diversos problemas.

Ao utilizar um carregador alternativo de forma contínua durante alguns dias, é possível perceber uma diminuição no tempo de duração da bateria.

Por isso o melhor é usar sempre o carregador original, ou carregadores de boa qualidade caso seja necessária substituição do original.

Procure carregadores com as especificações próximas a do carregador original para não alterar bruscamente a forma como o celular é carregado.

Existe um app que mede o quanto um carregador consegue enviar de energia para carregar o celular, veja esse post onde falo com mais detalhes sobre o app.

Carregadores com a tecnologia Quick Charger, funcionam apenas em aparelhos compatíveis, verifique a especificação do celular.

Dica 7:

Testar o cabo USB

O problema pode ser no carregador, mas também pode ser no cabo USB, cabos ruins também prejudicam a bateria e devem ser evitados.

O mesmo app que faz o teste da capacidade do carregador, pode ser usado para testar os cabos, basta utiliza o mesmo carregador e celular.

Ao trocar os cabos, vai perceber que alguns mandam mais energia e outros menos, e isso também influencia a capacidade de transmissão de dados pelo cabo.

Portanto, evite utilizar cabos alternativos baratos e falsificados, pois eles também causam problemas na bateria.

Dica 8:

Verificar oxidação e outros problemas da bateria

Outro problema recorrente, é a oxidação dos contatos da bateria, nesse caso, é preciso levar em uma assistência técnica para limpar.

A oxidação leva a problemas de mal contato, fazendo o celular desligar mesmo com a bateria com carga.

Isso pode levar a quedas bruscas da bateria também, de 90% para 5%, se isso acontecer pode ser oxidação.

Outro problema recorrente é a bateria inflando, quando a bateria começa inflar é sinal que ela deve ser trocada.

Caso ocorra a troca e rapidamente ocorra o mesmo com a nova bateria, verifique o carregador, é possível que ele esteja causando superaquecimento.

Dica 9:

Formatar celular

Caso o android estiver muito lotado, com problemas de consumo em diversos aplicativos e / ou problemas no google play service.

Pode ser mais simples apenas formatar o android, dessa forma ele volta mais próximo ao padrão de fábrica e melhora bastante.

Caso seja necessário fazer um backup, veja esses posts sobre como salvar um backup de fotos e veja também como salvar o progresso dos jogos no android.

Em alternativa, existe um aplicativo que “formata” os dados de todos aplicativos do aparelho, inclusive os apps do sistema como o google play services.

A vantagem desse aplicativo é que ele zera o celular de uma forma bem mais rápida, e não é necessário instalar nada novamente, tudo é mantido.

Procure também sobre atualizações manuais para o aparelho, principalmente trocando versões de operadoras por versões sem operadora.

Dica 10:

Melhorar vida útil da bateria

Por fim, escrevi um post falando sobre diversos cuidados para preservar uma vida útil maior das baterias.

São dicas de carregamento, qual a forma certa de carregar o celular, e os erros que muitos usuários comentem que mais compromete a bateria.

Falo também sobre a temperatura das baterias, que é o principal fator para degradação da vida de uma bateria.



Entre no Grupo do telegram



Um comentário sobre “10 dicas para bateria descarregando muito rápido (android)

Os comentários estão fechados.