android antivirus

Android Antivirus

Veja porque um android antivírus é desnecessário e saiba como prevenir que um smartphone com android seja contaminado com algum vírus, velocidade do android fica comprometida com a maioria dos antivírus.

Usar um app de antivírus no android é uma lenda, pode desinstalar o seu antivírus agora e seu android vai ficar mais rápido.

Além disso, ainda vai ganhar em economia de bateria, pois esses apps “antivírus” rodam 100% em segundo plano consumindo recursos e bateria.

Leia o tutorial que falo sobre como se proteger de vírus em qualquer plataforma, inclusive o Android.

Como não pegar vírus no Android

Para não pegar vírus no android basta instalar apenas apps diretamente do google play ou de uma loja alternativa confiável.

Para ficar mais seguro ainda, procure por apps mais instalados, não instale apps que poucas pessoas baixaram.

Principalmente apps que estão entre as novidades, esses aplicativos podem ter passado no filtro do google dos aplicativos confiáveis e conter vírus.

Qual é a forma mais comum de pegar vírus no Android?

A forma mais comum de pegar vírus é baixando aplicativos piratas em sites pouco confiáveis, a maioria desses sites são maliciosos.

Eles não vão te ajudar sem querer nada em troca, esse APKs são modificados e eles roubam seus dados de outros apps instalados.

Dicas baixar APK sem pegar vírus

Uma dica é baixar apps para android no PC, existem alguns sites de APK para baixar que obrigam o usuário a instalar  outro APK.

Ou instala escondido algum APK com vírus, como esse APK com vírus não tem efeito algum no PC, portanto utilize o PC para baixar APK.

Caso algum APK for baixado escondido não vai prejudicar o PC e passe para o celular apenas o arquivo que realmente queria baixar.

Aplicativos de Antivírus no Android

Devido a grande inutilidade dos antivírus no android, as empresas famosas de antivírus para PC e estão entre os mais baixados no Android.

Adicionaram recursos como: encontrar android perdido, fazer backup, melhorar desempenho, privacidade, entre outros…

Uma prova que esses aplicativos não têm utilidade alguma, o foco deles não é antivírus, apenas usam o nome para divulgar o aplicativo deles.

Riscos de ROOT e vírus no Android

Outra dica é ter cuidado ao fazer root no celular, é uma medida que melhora o celular em muitos aspectos, mas traz riscos e um deles é a maior facilidade de se pegar vírus.

Portanto, se desconhece os riscos, não utilize root, deixe sempre negada a permissão para novos apps, confirme apenas o que confia.

Atualização:

A possibilidade de ser infectado por um Malware instalando um aplicativo diretamente da play store é de 0,15%, esse número aumenta um pouco para 1% se considerar aplicativos fora da google play.

Isso confirma que antivírus no android não resolve nada e só deixa o aparelho lento, esses números foram divulgados pelo google no relatório de segurança de 2014.