wakelock android

Wakelock no Android o que é?

Aprenda sobre Wakelock no Android, o que é? Como o wakelock pode prejudicar a durabilidade da bateria e quais as formas de evitar e ganhar tempo de bateria.

O wakelock pode causar um tremendo consumo de bateria, veja como identificar aplicativos que estão utilizando o wakelock e gastando bateria demais.

Alguns desenvolvedores não utilizando o recurso wakelock de forma correta ou até mesmo imprudente e deixam seus aplicativos gastões de bateria.

Baixe o Wakelock Detector, na tradução livre seria, “Bloquear acordado”, ou seja, manter algum aplicativo sempre ativo o que impede que o sistema economize bateria.

Esse app detecta os aplicativos que estão utilizando essa função wakelock para manter atividade, como notificações e consomem muita bateria.

Para ver a lista dos aplicativos que mais consomem bateria em 2015 segundo uma lista feita pela AVG, os grandes vilões da bateria.

Para que o aplicativo funcione corretamente é preciso ter acesso root no android, existe como funcionar sem root, mas é muito complicado, falo no fim do post.

Já deixou o aparelho sem utilizar por várias horas e ele continuou consumindo bateria como se estivesse sendo utilizado?

Isso pode ser causado por algum aplicativo que estava com a função wakelock ativada e manteve o consumo de quando está utilizando o app.

Como usar Wakelock Detector

#1 Carregue a bateria com mais de 90% e retire o cabo
#2 Utilize normalmente o telefone por pelo menos 2 horas para acumular estatísticas
#3 Abra o app Wakelock Detector
#4 Veja os aplicativos que ficaram mais “acordado”, se for um tempo muito longo essa pode ser a causa de consumo da bateria

Existem três tipos de “bloqueio”, bloqueio de tela, bloqueio de CPU e gatilhos de “acordar”

Os aplicativos podem bloquear o CPU acordado para ter velocidade de execução de processos.

Podem também bloquear a tela ligada, como é o caso do google maps, ou de jogos.

E o mais comum, acionar gatilhos para “acordar” e fazer a verificação de atualizações, por exemplo, como o whatsapp faz.

Para utilizar esse app sem root o desenvolvedor fez um tutorial, mas é tão complicado utilizar sem root que é mais fácil fazer root.

Aos usuários que tem o Xposed installer existe um aplicativo que funciona com o xposed, chamado “No wakelock” que impede os aplicativos de se manter “acordado”.

Essa função é semelhante ao recurso do grenify que impede aplicativos de ficarem na memória e ajuda economizar bateria.

Atenção, veja o que fazer quando a bateria está descarregando muito rápido.



Entre no Grupo do telegram