aplicativos informação consumo bateria

Apps de informações e consumo da bateria

Conheça esses apps de informações e consumo da bateria, veja alguns aplicativos que detalham o uso da bateria para encontrar vilões de consumo no android.

Utilize esses apps para monitorar e ver informações avançadas e detalhadas do consumo da bateria e encontrar aplicativos gastões de bateria.

As informações de bateria do sistema android são ótimas, mas esses aplicativos vão mais a fundo e revelam mais detalhes do consumo.

O aplicativo GSam Battery Monitor é um dos mais completos, é gratuito e com uma reputação altíssima na google play store.

Recursos do Gsam Battery Monitor

  • Ordena os aplicativos por uso do CPU, uso dos sensores, wakelock dos apps, tempo de uso e wakelock do kernel
  • Escolher horários específicos para monitorar o consumo (por exemplo: durante a madrugada, ou apenas durante o dia)
  • Estimativa de duração da bateria baseado no consumo atual e consumo histórico
  • Ver médias históricas, quanto a bateria tem durado na última semana ou mês
  • Widget de uso e temo restante da bateria
  • Alarme para temperatura da bateria e/ou nível da bateria
  • Informações avançadas sobre uso da bateria por um aplicativo específico, incluindo wakelocks
  • Vários idiomas, inclusive o português

Se você não sabe o que é wakelock, escrevi um post falando sobre essa função que está presente no android e pode deixar um aplicativo extremamente devorador de bateria.

Esse aplicativo monitora também o carregamento, e informa o tempo necessário para completar 100%, bem legal para comparar com os cálculos manuais que ensino no post tempo de duração e de recarga da bateria.

A função de alarme por temperatura da bateria é perfeita para melhorar a durabilidade da bateria, altas temperaturas são a principal causa de desgaste de uma bateria.

Outro problema comum em baterias é a perda da calibração, causada por repetidos ciclos incompletos, não tem problema, basta calibrar novamente, esse problema é comummente chamado de bateria viciada.

Ainda o Gsam tem uma extensão (GSam Battery – Root Companion) que funciona com root no android que melhora ainda mais a quantidade de informações e a confiabilidade delas.

Para quem estiver com problemas de recarga da bateria, pode ser o carregador ou o cabo, um programa para fazer esse teste de carramento da bateria é o Ampere.

BetterBatteryStats

O aplicativo BetterBatteryStats é pago, mas existe uma versão gratuita para os usuários do fórum xda.developers que pode ser baixada no tópico oficial do BetterbatteryStats.

Esse aplicativo é muito bem conceituado na play store com uma nota 4,5 e com grande maioria de 5 e 4 estrelas, que mostra ser reconhecido dos usuários.

O BBS possui grandes recursos para monitoramento da bateria, como detecção de wakelocks, clock do CPU, uso de dados, uso dos processos e detalhamento do consumo de recursos do sistema.

Outro aplicativo é o Battery Drain, ele informa cada % da bateria o tempo que demorou para consumir e informa quantos % é consumido por hora em média.

Visualizador de bateria Nativo do Android

O android possui visualizador de bateria nativo, que vem melhorando a cada versão e ficou melhor a partir da versão 4.0 do android, mas ainda não é tão rica em detalhes.

Além disso o recurso nativo parece não exibir todos aplicativos que mais consomem, o consumo parece ser atribuído de forma errada entre recursos de hardware e software.

Uma forma de corrigir esse erro seria visualizar a lista de aplicativos que estão na memória, os processos executados no momento, os prováveis maiores consumidores de bateria.

Para ver os processos no Android basta ir em aplicativos e selecionar a aba “rodando”

Esse vídeo mostra como ver os processos em execução no android 6.0 que é um pouco diferente das outras versões android.

Ainda nos recursos nativos do android uma outra forma de encontrar os aplicativos que mais gastam bateria e ver o consumo de dados, principalmente o consumo da dados em segundo plano.

Se um aplicativo está consumindo dados em segundo plano, ele está ativo e gastando memória e bateria periodicamente.

Atenção, veja o que fazer quando a bateria está descarregando muito rápido.



Entre no Grupo do telegram