desfragmentar android sim ou não

Devo desfragmentar android?

Devo desfragmentar android? Veja se é necessário desfragmentar o armazenamento do android, existe ganho de performance ao desfragmentar SDs?

Aprenda um pouco sobre desfragmentação de discos e veja porque não é necessário utilizar esse tipo de aplicativo no android e podem até prejudicar.

Após algum tempo de uso os aparelhos android perdem performance, mas esses aplicativos não resolvem esse problema, veja o que fazer nesse caso.

Devo desfragmentar android?

Não, o android usa memória eMMC para armazenamento de dados e essas memórias possuem um baixíssimo tempo de acesso.

Portanto, não sofrem perda de performance como os HDs com a desfragmentação de dados, o que torna a desfragmentação uma tarefa ruim.

Pois memórias do tipo eMMC possuem uma vida útil calculada pela quantidade de leitura e escrita, portanto desfragmentadores diminuem sua vida útil.

Porque ocorre fragmentação de arquivos?

A fragmentação de arquivos ocorre porque os arquivos são separados em blocos, o tamanho desses blocos varia conforme o padrão de partição utilizado.

Os padrões mais utilizados no android são EXT2 ou EXT4 e em SD externo é FAT32, geralmente esses formatos utilizam blocos de 4KB.

Então cada arquivo é dividido em pequenos pedaços de 4KB para serem armazenados, e nem sempre os arquivos são escritos em sequência.

Imagine que um arquivo de 20MB foi deletado, esse espaço vazio no meio do disco tem que ser usado e ao copiar um arquivo de 30MB, não vai caber nesse espaço.

Esse arquivo vai ser dividido em blocos não sequênciais e para ele ser aberto é necessário encontrar todos os pedaços o que pode deixar lenta a abertura.

Imagine um arquivo de 700MB no HD, ele está extremamente fragmentado, ao abrir o arquivo, o windows vai procurar todas as partes e só abrirá quando encontrar todas.

Desfragmentação de HDs

A desfragmentação de HDs era bastante vantajosa, pois os discos rígidos têm a performance bem maior na leitura de arquivos sequenciais, por movimentar menos a parte física.

E o defeito dos discos rígidos (HDs) é justamente o tempo de acesso, que varia entre 10 a 15 ms nos eMMC o tempo de acesso é de 0,1 ou 0,2 ms, ou seja, até 150x mais rápido.

O que fazia total sentido, de manter os arquivos dos HDs sempre em blocos sequenciais, nos eMMC/SD cards não faz sentido, pois ainda existe um efeito colateral.

O que o desfragmentador faz?

O aplicativo desfragmentador identifica os blocos que estão sendo usados para armazenar o arquivo e move esses blocos para uma nova área do armazenamento.

Essa nova área tem que ser grande o suficiente para colocar todos os blocos do arquivo de forma sequencial e assim a leitura de HDs (armazenamentos em disco) é beneficiada.

Então a tarefa do desfragmentador é identificar arquivos com muitos blocos distantes e agrupar eles para que fiquem mais “próximos” e ganhar desempenho.

Vida útil de memórias flash (eMMC / SD)

Esse tipo de memória flash possui uma vida útil medida em ciclos de escrita, esse número de ciclos depende da tecnologia de fabricação.

Portanto, mesmo com algum pequeno ganho de performance no android evitar o uso desses aplicativos ainda é melhor para a vida útil do armazenamento.

Como melhorar a performance de armazenamento no android?

A melhor forma de melhor a performance no armazenamento de dados em aparelhos android é deixando pelo menos 25% vazio.

Pode parecer estranho, mas segundo testes feitos pela IBM e depois confirmados pelo site anandtech, discos perdem performance quando 100% ocupados.

Segundo os testes, deixar 50% do disco livre já faz ele render muito próximo à performance máxima, mas já ajuda muito deixar 25% livre.

Então para aparelhos android e outros aparelhos que usam armazenamento flash, melhor do que desfragmentar é deixar eles com bom espaço livre.

Quem tem aparelho de 16GB de armazenamento o ideal é sempre deixar pelo menos 4GB de espaço livre para a melhor performance do android.

Com 32GB de armazenamento sempre deixe livre 8GB para manter a melhor performance do disco eMMC do android.

Aplicativos inúteis no android

Evite aplicativos de desfragmentação, como já vimos são inúteis no android e os usuários devem evitar o uso desse aplicativo sempre.

Os desenvolvedores desses aplicativos sabem que se houver ganho de performance é mínimo, portanto a maioria desse apps são de coleta de dados.

Evite apps antivírus, já fiz um post sobre antivírus no android e segundo a pesquisa feita pelo google, apenas 1% dos android estavam infectados.

E o maior motivo dos aparelhos infectados é o uso de aplicativos instalados fora da google play, aqueles aplicativos de fontes desconhecidas.

Evite otimizador de bateria, a imensa maioria desses aplicativos apenas coletam os dados do android e são inúteis para o usuário.

Se etiver com problemas na bateria, recomendo ver esse post com 10 dicas para baterias em aparelhos android.



Entre no Grupo do telegram