android wipe data dalvik cache

O que é Wipe e como fazer wipe data / dalvik / cache partition

O que é Wipe e como fazer wipe data / dalvik / cache partition, saiba o que é cada uma dessas ações, pra que serve cada uma delas e como usar.

Conheça cada uma das ações Wipe no android, como acessar o recovery, a ferramenta que dá acesso a essas opções e situações corretas para utilizar.

O Wipe é uma ferramenta importante no android, que em muitos casos salva o aparelho, aprenda usar corretamente essa poderosa ferramenta.

Perigos do Wipe

Dependendo do tipo de Wipe que você escolher, ele limpará todo o seu sistema, ou seja, ele desaparecerá com todas as suas informações, contatos, aplicativos baixados, etc. Se você não quer perder nenhum tipo de informação do seu dispositivo faça um backup dos seus dados para uma ou mais fontes confiáveis.

Wipe Data/Factory Reset ou (Hard Reset)

Essa função apaga todos os dados do aparelho, não apaga apenas os dados do sistema, portanto é o mesmo que voltar o android a estado inicial ao comprar o aparelho.

A realizar o Wipe Data todos os dados são limpos e o aparelho retorna a estado idêntico de quando foi ligado pela primeira vez, funciona como formatar o android.

Tome muito cuidado com o Wipe Data, sempre faça backup antes para não perder arquivos importantes.

wipe recovery android original
Tela do Recovery original android

Quando usar o Wipe Data/Factory Reset (Hard Reset)?

Antes de fazer um Wipe Data/Factory Reset (Hard Reset) faça um backup de todos os dados do seu smartphone, pois esse procedimento, como mencionado anteriormente, irá remover todas as informações armazenas nele e deve ser usado com cautela. Seu uso, é indicado para aparelhos que:

  • apresentam erros e bugs constantes em aplicativos;
  • travam com frequência e apresentam lentidão fora do normal;
  • está infectado por vírus;
  • não liga completamente, travando na tela de início.

Lembre-se que ao realizar o procedimento acima haverá a necessidade de realizar um backup em seu smartphone.

Wipe Cache Partition

Esse cache é usado pelos aplicativos para armazenar dados como fotos e vídeos, mas não é nenhum pouco essencial para o funcionamento e pode ser apagado a qualquer momento.

Ao fazer Wipe Cache Partition todo o cache armazenado pelos aplicativos, como fotos, videos (principalmente esses) vai ser apagado, mas o app funciona normalmente.

Quando usar o Wipe Cache Partition?

Para usar o Wipe Cache Partition “não há a necessidade” de realizar um backup em seu aparelho. Pois, como mencionado anteriormente, ele irá liber espaço de memória cache em seu smartphone. Mas, por segurança, é recomendado fazer sim o backup do seu aparelho. Esse procedimento é indicado para:

  • aparelhos que receberam atualizações;
  • bateria drenando rapidamente;
  • liberar espaço na memória do seu smartphone.

Wipe Dalvik Cache

Esse cache melhora a performance dos aplicativos deixando eles mais rápido para execução, mas com diversas atualizações e mudanças no apps esse cache pode ser limpo também.

Ao fazer o Wipe Dalvik Cache, nenhum app perderá nada salvo, como progresso em games, login automático, mas pode resolver erros comuns ao atualizar aplicativos, muito comum ao atualizar o aplicativo play services.

O que é Recovery Mode?

O Recovery Mode é uma partição independente do sistema utilizado para a instalação de custom roms em sistemas Android. Inclusive, é uma opção que é utilizada para “recuperar” um smartphone Android ou iOS (iPhone) com problemas. Vale lembrar que cada fabricante de aparelho Android tem um método diferente de acesso a essas configurações.

Para saber como entrar no Recovery Mode do seu smartphone, o link Android Recovery tem os passos de acesso para cada fabricante. Acesse o menu abaixo e navegue rapidamente até o assunto desejado.

Como acessar o modo Recovery

O modo recovery é acessado na maioria dos dispositivos dessa forma:

  • Desligue o aparelho;
  • Ligue o aparelho segurando as teclas: Botão ligar+ Volume para Cima + Home (somente em aparelhos que possuem esse botão);
  • Em aparelhos sem o botão Home basta segurar o Botão ligar+ Volume para Cima;
  • Caso não tenha sucesso, procure especificamente como acessar o recovery em seu aparelho, busque: NOME OU CÓDIGO DO APARELHO + RECOVERY.

Quando você entrar no modo Recovery, use os botões de volume para baixo e volume para cima para escolher a opção e o botão power para selecionar a opção.

Os recoverys mais novos (modificados) já tem a funcionalidade de touch screen, portanto bem mais simples, os originais são mais simples.

wipe recovery twrp
TWRP o recovery custom mais utilizado

Por que usar o Wipe?

Para vender aparelho – Se for vender o aparelho android é essencial limpar completamente o aparelho para que não tenha dados roubados.

Escrevi um post sobre preparar o android para vender, detalho como apagar os dados para que não possam ser recuperados de nenhuma forma.

Nesse caso, use o Wipe Data, para limpar todos os arquivos e modificações feitas no aparelho, em alguns aparelhos, é preciso formatar a partição interna também.

Para corrigir problemas no play services – O play services é um dos aplicativos mais chatos no android caso ocorra um erro na atualização;

Fiz um post com tutorial de como atualizar o play services corretamente, porém se estiver com problema no play services, o wipe dalvik cache pode resolver.

Então faça Wipe no dalvik/art cache para limpar as pré configurações feitas pelo dalvik ou Art para rodar os aplicativos mais rapidamente.

Para “formatar” aparelho lento – Se o aparelho está muito lento e mesmo deletando alguns apps e/ou arquivos não apresenta melhora.

Pode ser uma boa formatar o android, é uma solução que vai melhorar o aparelho rapidamente e então basta tomar alguns cuidados para que android não fique lento.

Nesse caso é preciso fazer o Wipe Data, zerar completamente o aparelho e iniciar como novo para que não mantenha nada que o deixe lento.

Para quem vai trocar de ROM – Se for trocar de ROM, a primeira coisa que recomendo é ler o tutorial sobre trocas de ROM no android.

Depois é preciso saber como vai ser a mudança da ROM, se é apenas uma atualização ou uma troca de versão do android, veja abaixo:

Qual Wipe utilizar na troca de ROM?

Cada wipe tem sua utilidade:

  • Em trocas de ROM para LinaegeOS por exemplo, é necessário é fazer Wipe Data pois não pode haver resquícios da ROM antiga (vai dar erro).
  • No caso de atualizações da mesma ROM e mesma versão do android, por exemplo, atualizar lineage-14.1-20170721-nightly-wt88047-signed.zip para lineage-14.1-20170728-nightly-wt88047-signed.zip, basta realizar Wipe Cache Partition + Wipe Dalvik Cache.
  • Para atualizações na mesma ROM só que para versões android diferentes, ex: LineageOS baseado no android 7.0 para LineageOS baseado no android 7.1, é altamente recomendado fazer Wipe Data, em muitos casos, é suficiente limpar apenas os caches, mas muito mais confiável e recomendado pelos DEVs fazer Wipe Data.