firefox perfis simultâneos

Firefox profiles – múltiplos browsers

Tutorial sobre Firefox profiles, veja como ter múltiplos browsers em uma instalação do firefox, crie infinitos perfis, um para cada email, por exemplo.

Aprenda usar diversos profiles no firefox e não precisar mais fazer logoff e login em serviços que possui múltiplas contas, como no facebook, gmail, outlook, twitter.

Quem utiliza 2 ou mais contas no facebook, por exemplo, em simultâneo, é possível utilizar o firefox profiles para acessar infinitas contas ao mesmo tempo, e poupar tempo de login e logoff.

Baixe o firefox e instale normalmente se ainda não possuir o firefox instalado.

No atalho de abertura adicione -P no final, e execute o atalho para abrir o firefox.

firefox profile

Quando executa o firefox com o -P no final ele vai abrir uma aba de gestão dos perfis.

firefox criar profile

Nessa aba o usuário pode criar quantos perfis desejar, deletar perfis e renomear eles.

Se o atalho ficar com o -F no final, toda vez que for abrir o firefox ele vai pedir para selecionar o usuário que deseja utilizar, se desejar pode marcar a segunda opção para deixar um perfil padrão toda vez que abrir o atalho.

Mas o interessante é criar vários atalhos, um para cada profile e abrir diversos firefox ao mesmo tempo, todos independentes, com cache, configurações, add-ons próprios.

Para abrir vários perfis ao mesmo tempo, adicione no atalho do firefox -P PROFILENAME -no-remote,  como mostra a imagem firefox.exe -P profile1 -no-remote.

firefox vários perfis

Então repita esse procedimento, criando novos atalhos e ajustando cada atalho para um perfil do firefox.

Essa opção de profiles o google implantou no navegador chrome, e desde então melhorou bastante para usuários que precisam ter login simultâneo em diversos emails, em contas do facebook ou twitter.

Mesmo que não utilizar contas ao mesmo tempo, usar múltiplos perfis já facilita bastante, pois não é necessário fazer sair de uma conta para entrar em outra, as senhas de cada conta já fica salva no perfil correspondente.

No chrome os dados são sincronizados entre plataformas, o firefox também suporta esse recurso.

Antes de existir esse recurso, a única forma de acessar contas em simultâneo era instalar diversos browsers diferentes, mas esse recurso da para optar por usar apenas 1 browser, como o firefox.

O firefox é uma alternativa de código aberto, rápida e que com o consumo de recursos moderado, além de ter uma infinidade de add-ons que dá muito poder a esse navegador.

Portanto, o firefox é uma alternativa real ao google chrome que vem consumindo cada vez mais memória e processamento e se tornando um navegador muito pesado.

Para quem gosta de múltiplos perfis e não quer largar o chrome, veja algumas dicas que escrevi para diminuir o consumo de memória do chrome e até apelar para versões mais velhas do chrome que são mais rápidas.

O firefox, apesar de ter ficado um pouco para trás, é um software open source e portante ainda tem um apelo com muitos usuários que preferem privacidade.