chrome consumo ram

Reduzir uso memória chrome

Aprenda Reduzir uso memória chrome, ultimamente o google transformou o chrome num grande consumidor de RAM, deixando PC lento, aprenda resolver isso agora.

O google chorme se tornou o principal browser na plataforma windows alguns anos depois de ser lançados, o google copiou a brilhante ideia do firefox de criar uma loja para desenvolvedores diversos criarem aplicativos para seu browser e com essa possibilidade de turbinar o chrome com plugins e extensões acabou caindo no gosto dos usuários.

Bem, mais recentemente o google passou a soltar novas versões do chrome com bastante frequência, mas as últimas 10 atualizações aproximadamente o chrome passou a consumir muita memória RAM, percebi isso na prática, pois uso um PC mais velho com apenas 1GB de RAM no trabalho e ficou impossível utilizar, abria 3 abas e esgotava a RAM e deixa o PC travando e muito lento, troquei pelo firefox e resolveu o problema.

Mas tem extensões, e recursos que não conseguimos abandonar do chrome então nem sempre é fácil trocar assim de navegador, para quem não consegue trocar, mas sofre com o alto consumo de RAM então deve utilizar essa extensão para controlar esse consumo.

reduzir uso memoria chrome

Reduzir uso memória chrome

O trabalho da extensão é deixar uma aba inativa quando ela fica 5 minutos sem ser utilizada, isso pode ser configurado, essa aba então passa a não consumir memória, se tiver o consume de deixar mais de 10 abas abertas e muitas delas ficam inativas, isso pode ser corrigido e o consumo de RAM cair bastante.

É possível deixar uma aba sempre ativa, basta colocar ela como exceção, como, por exemplo, pode acontecer se quiser deixar o facebook em segundo plano se estiver conversando no chat.

O chrome tem muito boas extensões como já falei sobre algumas aqui no blog sobre a extensão que economiza banda de internet, ela é feita pelo próprio google e funciona comprimindo os dados antes de enviar para seu computador, deixando tudo mais leve e economizando dados.