Tutorial desativar AutoRun / AutoPlay no windows, aprenda como evitar a execução automática quando algum dispositivo é conectado ao windows e evite problemas.
Saiba como desativar o autorun e autoplay do windows em apenas 4 passos, essa função do windows ajuda a propagar vírus, incomoda os usuários e deixa lento.
A intenção do autorun é boa, ganhar tempo, mas acabou sendo usado massivamente para distribuição de vírus pelos dispositivos USB, recomendo desativar.
A finalidade do Autorun
A principal finalidade do Autorun é fornecer uma resposta de software para ações de hardware iniciadas em um computador. Estes são os recursos do Autorun:
- Clique Duplo
- Menu Contextual
- Reprodução Automática
Normalmente, esses recursos são provenientes de mídias removíveis ou de compartilhamentos de rede. O arquivo Autorun.inf da mídia é analisado durante a Reprodução Automática. Esse arquivo especifica quais comandos serão executados pelo sistema. Diversas empresas usam esta funcionalidade para iniciar os instaladores.
Passos para desativar o Autorun
1 – Clique no botão do windows +R para abrir o executar, digite Gpedit.msc na caixa e pressione ENTER.
2 – Em Configuração do Computador, expanda Modelos Administrativos, expanda Componentes do Windows e clique em Diretivas / Políticas de Reprodução Automática.
3 – No painel Detalhes, clique duas vezes em Desativar Reprodução Automática.
4 – Clique em Habilitado e selecione Todas as unidades na caixa Desativar Reprodução Automática para desabilitar o Autorun em todas as unidades.
5 – Após o processo reinicie o computador.
O autorun acaba incomodando o usuário, abrindo algo na tela e atrapalhando a tarefa que está sendo feita, um ótimo motivo para desativar o autorun, um intruso.
Além disso, se o hardware for limitado e estiver realizando outro processo, ao executar o autorun o windows pode ficar lento, causando demora nos 2 processos.
Mas a principal vantagem de desativar o autorun é evitar a propagação de vírus em pendrives, muitos vírus exploram essa função para propagar a praga entre os dispositivos.
Para evitar vírus em pendrive ou em qualquer outro disco que se conecta por USB e pode ser explorado pelo autorun.inf, o melhor é ajustar as permissões.