arquivos duplicados melhor programa eliminar

Arquivos duplicados – melhor programa para eliminar

Arquivos duplicados – melhor programa para eliminar, veja um programa bem simples e pequeno que é muito eficiente para eliminar arquivos duplicados.

Esse programa possui uma versão “portable” com menos de 1MB, é traduzido para português e possui boa precisão na comparação byte a byte dos arquivos.

Arquivos duplicados no mesmo HD são desnecessários só fazem sentido para backup em HDs diferentes, portanto quem precisa de espaço é bom eliminar eles.

O Anti Twin é free e pode ser baixado direto no site do desenvolvedor na versão instalável ou versão portable e funciona em todas as versões do windows.

Arquivos duplicados com Anti-Twin

Essa é a tela inicial do aplicativo, existem algumas opções de filtro de arquivos, selecionar apenas uma pasta, ou uma pasta e suas subpastas.

Da para comparar apenas arquivos em pastas diferentes se incluir subpastas, selecionar a 2ª pasta ou procurar um arquivo específico.

Os métodos de comparação pode ser por nome ou por conteúdo, isso influência na precisão do programa e no tempo de busca.

arquivos duplicados comparacao arquivos

Anti-Twin filtro de arquivos

Uma opção muito recomendada para ser utilizada é o tamanho mínimo de busca dos arquivos, principalmente se estiver em busca de ganhar espaço no HD.

Ao limitar a busca por arquivos >= 1024KB (1MB) a busca fica extremamente mais rápida, sendo de 10 a 20x mais rápida que a busca ilimitada.

Recomendo sempre filtra o tamanho mínimo, mesmo que selecione 100kb, pois a maioria dos arquivos duplicados encontradas foi de 2kb.

É claro que isso depende do computador e arquivos geralmente armazenados pelo usuário, mas eliminar arquivos menores de 100kb não rende.

arquivos duplicados tamanho minimo arquivo

Quem deseja eliminar fotos duplicadas, a melhor forma é fazer a comparação de imagens (comparação de pixels), é a mais eficiente.

Encontrando arquivos duplicados

Fiz uma busca no HD C: partição do sistema e em E: a partição de dados e foram encontrados 351 arquivos duplicados com mais de 1 MB.

Alguns deles duplicados mais de uma vez, o que resultou em 1.2GB de espaço se limpar todos duplicados, mas muitos arquivos importantes.

arquivos duplicados busca

O programa avisou se desejava mesmo buscar na pasta windows, pois não é recomendado apagar nada dessa pasta, no meu caso é simples evitar.

Mas quem não usa partições separadas o que recomendados é sempre buscar por arquivos comuns de usuário: doc, pdf, mp3, mpeg, iso…

arquivos duplicados extensões

Dica de uso avançado

Caso queira encontrar um arquivo XLS ou DOC que foi minimamente modificado, por exemplo, um trabalho que foi atualizado.

Selecione a pasta onde deseja buscar, pode ser bem ampla e inclua as subpastas, selecione “procurar por um certo arquivo” e selecione o arquivo.

Selecione buscar por conteúdo Byte a Byte e reduza o nível de coincidência para 90%, 80% ou 70%, para deixa rápido exclua arquivos grandes.

É claro que deve ser buscado arquivos com o tamanho similar ao atual se 25kb esse filtro utilizado de 0 a 100kb é interessante.

Em caso de arquivos de 200kb, por exemplo esse filtro não iria dar certo, ou deixe sem limites, mas nesse caso fica mais demorado…

encontrar arquivo semelhante

Usuários com falta de espaço recomendo utilizar outro tutorial para encontrar os maiores arquivos do HD, ótimo programa também gratuito.



Entre no Grupo do telegram