android tablet como monitor

Usar Android como monitor

Usar Android como monitor, veja como utilizar um celular ou tablet com android como monitor sem fio e ainda controlar o windows usando o aparelho.

Uma configuração simples, entre servidor e cliente VNC é possível usar um aparelho android como monitor e até controlar um computador com windows pela rede.

Esse tutorial mostra uma forma 100% grátis de realizar esse procedimento, essa é a vantagem, todos apps gratuitos e fácil utilização.

Servidor VNC Windows

Recomendo o TightVNC, pois ele é gratuito e funcionou sem muitos ajustes, instalação bem simples, rápida e roda em todos windows.

Esse programa serve como servidor e cliente, ele tem menos de 2,5MB e pode ser instalado separadamente o cliente e servidor.

Após instalar o tightVNC basta executar o programa, ele vai ficar sendo executado em segundo plano para oferecer o serviço.

usar android como monitor

Não é preciso fazer nenhuma configuração, do mesmo jeito que foi instalado pode ser utilizado, basta usar o cliente para acessar.

O software é todo em inglês, vamos ver algumas configurações simples do menu.

android como monitor

A porta padrão para VNC é 5900, o software vem configurado para utilizar essa porta, é possível mudar ou acrescentar outras portas.

Tem como configurar 2 senhas, umas que serve apenas para visualizar e outras que tem permissão para controlar o computador.

O web access pode ser desativado, para economizar recursos, por padrão vem configurado para não exibir papel de parede.

Agora que o servidor já está criado, basta conectar com o cliente VNC, que pode ser outro computador ou um celular / tablet android.

Cliente VNC Android

O tightVNC recomenda a instalação de outro cliente para android, mas ao testar esse cliente, achei ele muito lenta, então testei outros.

Gostei do bVNC justamente pelo desempenho dele ser bem melhor e também por ser grátis e bem recomendado na play store.

android como monitor cliente vpn

Para realizar a conexão é preciso conhecer o endereço IP  da maquina onde o servidor VNC foi instalado.

Para descobrir o IP recomendado utilizar esse programa que descobre todos dispositivos na rede (tem versão para windows e android).

Sabendo o IP, ex: 192.168.1.2 coloque esse ip no local (VNC Server), logo em frente existe um número 5900 (porta padrão) mude apenas se mudou no server.

O campo usuário não é preciso, deixe em branco e na senha coloque a password configurada no server, pode ser a de controle ou apenas de visualização.

Dê um nome para conexão (opcional) e já pode conectar e visualizar o monitor.

Cliente VNC Windows

Como cliente no windows é possível utilizar o próprio tightVNC que pode ser instalado em outra máquina no modo cliente.

Caso queira conhecer melhor sobre VNC entre windows e android, ou até mesmo linux, deixe um comentário.