velocidade internet real

Teste velocidade internet (html5)

Teste velocidade internet, essa opção é feita em HTML5 e roda em qualquer dispositivo, não é precisa flash ou java, mas o melhor é que ele não foi otimizado.

Encontrei essa alternativa ao speedtest, ele possui muitas vantagens, vou explicar a principal nesse post, mas logo de cara ele roda em qualquer browser por ser feito em html5, então não precisa de nenhum aplicativo ou recursos como java e flash instalados.

O uso do speedtest ficou praticamente inútil atualmente, as operadoras criaram uma regra de preferência de tráfego para esses servidores, então todos os testes realizados nele são a velocidade máxima contratada o que nem sempre é verdade.

Porque não utilizar o Speedtest.net

O site speedtest.net sempre foi um ótimo site, ele media a velocidade de forma real, mas no Brasil com a obrigatoriedade das operadoras oferecer esse serviço aos clientes;

Praticamente todas as operadoras criaram seu servidor do speedtest próprio, ai quando o cliente faz o teste, na verdade, ele está testando a velocidade da conexão com o próprio servidor da empresa que fornece a internet;

Desta forma é claro que sua banda vai ser sempre a máxima, você nem saiu para internet, testou apenas a velocidade da sua casa para o servidor do provedor.

Mesmo ao selecionar um servidor longe, até mesmo um nos EUA do speedtest, pode testar que o resultado vai ser sempre as velocidades máximas de download e upload;

Explicação da baixa confiabilidade do speedtest.net

Acredito que isso ocorra, pois, os provedores criaram uma regra de prioridade para os pacotes de teste dos servidores speedtest, então mesmo a rede estando congestionada, ao alguém realizar um teste as velocidades ainda serão as máximas.

Isso é perfeitamente possível, é o mesmo princípio de uma QOS domestica, aquela opção que prioriza os pacotes mais básicos para deixar a internet mais rápida (chamado de conexão inteligente).

Pois é, o provedor consegue priorizar o download de pacatos específicos ou até mesmo endereços específicos, como o site da speedtest.

Notei isso, pois estive com problemas no meu provedor de não conseguir assistir um vídeo do youtube a 144p (servidores do youtube raramente ficam lento);

Nesse momento fiz o teste de velocidade no speedtest para ver qual velocidade a internet estava (para não conseguir nem baixar um vídeo a 144p do youtube);

Para minha surpresa, todos os testes que fiz nessas condições deram a velocidade máxima contratada que é 4MB (que daria para assistir em full HD).

E além de tudo para rodar o speedtest,net é preciso ter instalado o flashplayer, uma grande desvantagem em relação ao speedof.me que realiza o teste de velocidade sem utilizar java ou flash, o que faz ele rodar em qualquer aparelho.

Vantagens do speedof.me

  • O speedof.me é feito em HTML5 (pode realizar o teste de qualquer browser).
  • Não é necessário plugin como o flash (inseguro) e o java (também inseguro).
  • Não é necessário instalar apps para fazer os testes em qualquer sistema operacional móvel, seja iOS, Android ou WP.
  • Os servidores não estão na lista de prioridade na rede dos provedores, então a velocidade aferida é mais confiável.
  • Os testes são realizados em servidores gringos (acredite isso é melhor, grande parte da internet não está no Brasil, mesmo os sites brasileiros).

Uma forma real ainda para medir sua conexão é utilizando o aplicativo que exibe a velocidade da rede no android, esse aplicativo exibe a velocidade instantânea em aparelhos android;

A melhor forma de testar é abrir o aplicativo do youtube e rodar algum vídeo que tenha 1080p e coloque a qualidade em automático, uma segunda opção é verificar a velocidade de download de aplicativos da play store.

Ao utilizar principalmente o youtube é possível ver se sua operadora limita alguns sites que consomem mais dados, como é o caso do youtube, netflix;

A app também é interessante para verificar a velocidade de download de torrents, esse teste pode ser feito utilizando o PopCornTime, lembrando que é preciso esperar algum tempo para atingir a velocidade máxima.

Já dei algumas dicas de como economizar tráfego e conseguir uma internet mais rápida no Android e também economizar tráfego no Chrome em qualquer plataforma utilizando uma extensão do browser.

Atualização

A netflix agora também disponibiliza um site para medir velocidade da conexão e deve se tornar o melhor site para esse teste, vou explicar o porquê.

Não tenho certeza, mas acredito que a Netflix hospede o testador de velocidade no mesmo servidor de filmes o que impossibilita os provedores de colocar esses pacotes em prioridade.

Ao colocar em prioridade o provedor estaria dando prioridade máxima ao download do netflix e como é um site que consome muito, os provedores não têm interesse.

Atualização  2

Faça o teste de Traffic Shaping para saber se seu provedor reduz a velocidade de download de certos tipos de mídia como torrents e youtube.

Esse teste também é um ótimo teste velocidade internet, pois é um trafego que nenhum provedor deixa como prioridade.