Servidor DNS Windows com privacidade e bloqueio de propaganda

Conheça um servidor DNS para Windows e outros sistemas com privacidade e bloqueio de propaganda, possui versão portátil para rodar sem instalar.

A busca por privacidade está cada vez mais comum, e com esse servidor DNS é possível implementar o uso de DNS over TLS ou DNS over HTTPS facilmente.

E além de ganhar privacidade, a vantagem de um servidor local é que ele faz cache e reduz bastante o tempo de resolução e também bloqueia ads e malware.

Baixe o Technitium DNS Server, é um projeto open source e o código pode ser encontrado no github, pode ser instalado no Windows, Mac e Linux, mas necessita de NET 4.6.1.

Para utilizar o DNS basta instalar o software ou rodar a versão portátil e depois configurar a rede para utilizar o dns através do endereço 127.0.0.1 IP do localhost.

dns localhost

Para configurar o servidor DNS é preciso acessar o endereço no navegador: http://localhost:5380/

O primeiro acesso é configurada a senha de acesso ao painel, e então selecione a aba Settings para configurar o servidor.

Caso queira bloquear propagandas diretamente evitando que elas sejam carregadas, role a página até a configuração Block List URLs.

Na caixa de seleção Quick Add selecione a lista que deseja bloquear, ou crie a própria, que fica em blocklist.txt na pasta www do software.

Pode ser colocado mais de uma lista de URL, existem diversas listas como bloqueadores de malware, adulto, fakenews, redes sociais, jogos de azar.

bloqueio ads servidor dns

Para configurar o servidor para ganhar privacidade, role até a configuração Forwarders, depois altere a caixa Quick Select.

Ao selecionar os provedores de DNS, ele já configura os IPs automaticamente, veja o exemplo abaixo de DNS over TLS do Cloudflare.

dns over tls

Outra opção é o DNS over HTTPs do Cloudflare, apenas alterei a caixa de seleção e foi configurado automático.

dns over https

Por último tem a opção de DNS over TOR, essa exige alterar também para Proxy, mas da mesma forma é configurado automático.

dns over tor

Nesse caso usei sempre os servidores Cloudflare, pois são servidores com privacidade e tem latência baixa no Brasil por possuir servidores locais.

O google também é uma alternativa boa, pois também possui servidores no Brasil e protocolos over TLS e HTTPS, porém não tem a opção TOR.

O OpenDNS também possui servidores no Brasil, mas não tem opções para melhor privacidade e o Quad9 possui privacidade, mas latência alta pois servidores são dos EUA.

Essas são as opções pré configuradas que facilitam bastante, mas pode colocar outros servidores manualmente, como os servidores da CleanBrowsing DNS que falo no post melhores DNS.

Todos os provedores de DNS também possuem a opção de IPv6 caso já utilize esse protocolo, basta configurar o servidor para IPv6 e alterar na rede local.

::1

dns localhost ipv6

Alternativas:

AdGuard Home para windows: https://github.com/AdguardTeam/AdGuardHome

YogaDNS um cliente seguro de DNS para windows: https://yogadns.com/



Entre no Grupo do telegram