O que é DNS e como usar?

O DNS é simplesmente o endereço da hospedagem que você usa para hospedar os arquivos do seu domínio recém-comprado.

dns and ipv6

Ao comprar um domínio, você tem que apontar o DNS de hospedagem que você vai usar para armazenar os arquivos do seu site. Isto é também chamado de “apontar o domínio para o alojamento DNS” ou “delegação de DNS”

DNS são quase sempre dois endereços, um é primário e o outro é secundário e este último é para ser utilizado em caso de o primeiro a ter problemas e parar de trabalhar.

Como mudar o DNS do seu domínio no Registro.br

Ao registrar um domínio .com.br, você terá que acessar seu painel de controla e alterar o DNS que se encontrar nos campos DNS Master e Slave 1. Lembre-se que para dominios .br, você deve cadastrar o domínio no seu plano de hospedagem primeiro, caso contrário o sistema do registro.br não vai aceitar o dns informado.

Como mudar o DNS do seu dominio .com na Godaddy

Seguida, irá detalhar o passo a passo para alterar o DNS de um domínio adquirido na Godaddy.

Entrar em seu painel de controle e clique em “Ver no Domínio Manager”.

Uma vez dentro do domínio gerido, marque a caixa do domínio que você deseja para mudar o DNS e selecione o menu gráfico, os servidores de nomes opção NameServers-> Definir.

Você verá uma janela onde você tem que escolher a última opção, em seguida, você ira informar o dns que seu provedor de hospedagem forneceu quando comprou o serviço de hospedem. Por fim, clique em OK

Desta forma, você tem o seu domínio apontando para o DNS de seu provedor de hospedagem e você pode começar a criar um blog ou site para sua empresa.

Veja este post que fala sobre domínio grátis, saiba as vantagens e desvantagens de usar em seu site.

Espero que estas informações tenham o ajudado. Quaisquer dúvidas, deixe seu comentário.