congelar windows sistema

Congelar windows e impedir modificações no sistema

Congelar windows e impedir modificações no sistema, aprenda como deixar o windows estático e descartar todas as modificações feitas após reiniciar o sistema.

Esse software congela o windows e previne qualquer mudança indesejada no sistema, uma das melhores formas de evitar vírus, veja 2 opções free com esse recurso.

Formatar o PC é a solução mais utilizada quando o windows fica lotado de vírus, com esse software instalado, pode ser o fim das formatações no PC.

Opção 1: ToolWiz Time Freeze

Baixe o Time Freeze do site oficial do software, esse programa é totalmente free e atende as necessidades.

Congelar o sistema é uma técnica é muito utilizada em empresas, onde os computadores são usados por várias pessoas, e acaba sendo necessário fazer manutenção sempre.

Para evitar gastos e tempo com a manutenção do sistema, é possível congelar o sistema em determinado estado, evitando que qualquer alteração seja salva.

O usuário pode apagar arquivos do sistema, alterar configurações e forçar ao máximo para causar erros, mas ao reiniciar o computador, o sistema estará como antes e nada foi danificado ou alterado.

O programa utilizado é o Deep Freeze, um software gratuito disponível para Windows e Mac OS X que faz justamente isso, esse software atua no setor de boot do sistema operacional, que ao ser carregado, é responsável por ler o estado em que o sistema foi salvo e carregar a partir deste ponto.

Vantagens de congelar o sistema

  • Não é necessário utilizar um anti-vírus;
  • Evitar corrompimento de arquivos do sistema;
  • Previne infecção de vírus no sistema;
  • Evitar alterações nas configurações do sistema;
  • Prevenir a instalação de programas espiões pelos usuários;
  • Anular a remoção de programas ou componentes do Windows;
  • Manter o sistema do mesmo jeito a cada inicialização;
  • Pode ser descongelado a qualquer hora pelo administrador através de uma senha;
  • Pode se congelar e descongelar o sistema em qualquer ponto quantas vezes quiser;
  • Permite adicionar pastar no disco C: com permissão de serem modificadas;
  • Permite usar uma partição separada para armazenar arquivos pessoais;

Desvantagens de congelar o sistema

Apesar de as desvantagens serem menores que as próprias vantagens, iremos apresentar os pontos fracos de congelar o sistema.

  • Programas não irão atualizar enquanto o computador estiver congelado;
  • Qualquer arquivo salvo em uma unidade bloqueada será descartado;
  • Históricos ou logs na unidade congelada não irão mais ser alterados;
  • É recomendado ser instalado logo após a formatação do sistema.

Resolvendo as desvantagens de congelar o sistema

1 – Programas não atualizam com o sistema congelado – Para resolver esse problema, basta selecionar o programa que deseja manter sempre atualizado e colocar a pasta que ele está instalado na lista de exceções.

Isso pode ser feito com qualquer programa, basta selecionar a pasta onde ele está instalado, mas ainda é bom lembrar que alguns programas têm arquivos em mais de uma pasta.

2 – Os arquivos salvos na unidade C: (unidade bloqueada) serão descartados – Essa é a grande vantagem, pois os vírus vão atacar esses pastas, mas para resolver esse problema crie uma partição separada.

Crie uma unidade separada destinada a armazenar os arquivos pessoais, ou então adicione uma pasta específica como exceção para armazenar os arquivos pessoais.

3 – Históricos ou logs não funcionam – Acredito que esse seja o menor dos problemas, a maioria desses logs não tem utilidade para os usuários.

4 – Recomendado instalar após formatar – Também recomendo esse processo, porem, não é essencial, se o PC estiver com condições boas de uso pode ser instalado e então poder abusar bem mais sem se preocupar.

Mas o melhor é mesmo formatar e instalar tudo que precisa para o dia dia, leitor PDF, Office, player de vídeo, programa ZIP, player de música, etc…

Também é recomendado acessar o banco no chrome antes congelar, para que tudo que for necessário seja instalado antes de congelar o sistema.

Opção 2: Restore Rx

Não vou me aprofundar sobre o Restore Rx, é basicamente igual ao time freeze, possui apenas pequenas diferenças, mas a essência é a mesma.

Em breve pretendo complementar esse post com mais experiencia de uso sobre esses dois softwares.