cloro piscina qual importância

Cloro piscina – Qual a importância do cloro?

Vamos aprender um pouco sobre o cloro e qual a sua importância na piscina, é possível substituir? como medir, aplicar e escolher o melhor cloro.

O cloro é essencial para as piscinas, manter o cloro ao nível correto é fundamental, pois tanto baixo ou alto nível de cloro pode ser prejudicial para os usuários.

Saiba também como resolver problemas com cloro, tratamento de choque para água verde com algas, como medir e saber o nível ideal de cloro.

Como medir o cloro da piscina?

Para medição é preciso comprar um KIT de testes para piscina, que é composto por dois reservatórios de água, um para medir o cloro e o outro para medir o nível de pH da piscina.

Esse é o KIT mais comum, mas também existem outros, como a fita teste 4 em 1 que além de cloro e pH, também mede a alcalinidade e dureza cálcica.

Outra alternativa é o medidor de Cloro digital, em fim, não importa qual medidor, todos eles têm a mesma finalidade de medir o Cloro livre da piscina.

Como usar o KIT medidor de Cloro e pH?

Mergulhe o coletor a 30cm de profundidade e colete água até os níveis indicados (um pouco abaixo do máximo).

Verifique no KIT a quantidade de gotas que é preciso colocar, existem KITs que são 3 gotas e outros são 5 gotas, confirme na embalagem e adicione o número de gotas do reagente de Cloro no compartimento.

Feche a tampa e agite para homogenizar a solução, compare a cor com a faixa de cores para verificar se o nível de cloro se encontra na faixa ideal entre 1.0 a 3.0 ppm.

Cloro livre | Cloro combinado | Cloro Total

O cloro livre é o “Cloro Bom”, pois tem ótimo poder desinfetante, não tem cheiro, não irrita a pele, mucosas e olhos.

O cloro combinado ou cloramina é o “Cloro Ruim”, pois ele tem poder desinfetante baixo, possuir cheiro forte, e irrita os olhos, mucosas e pele.

O Cloro total é a soma dos do cloro livre + combinado, algumas fitas teste, possuem a medição de níveis totais de cloro.

Piscina com cheiro de cloro

Um erro muito comum é sentir cheiro forte de cloro e pensar que a piscina está com excesso de cloro, na verdade, é o oposto, está faltando cloro.

Quando a piscina fica com forte cheiro de cloro é por causa de alta concentração de cloramina, ou cloro combinado, essa substância que produz o cheiro forte.

A cloramina é o resultado do cloro combinado com compostos nitrogenados (urina, suor, materiais orgânicos, etc), ou seja, o cloro exposto a impurezas da piscina que perdeu as propriedades de desinfecção.

Como acabar com o forte cheiro de cloro?

Para acabar com cheiro forte de cloro, é preciso fazer um tratamento de choque com cloro, pois a grande concentração de cloro vai acabar com as partículas de cloramina presentes na piscina.

Qual quantidade de cloro jogar para realizar um tratamento de choque? A resposta é: depende do cloro, o ideal é olhar a embalagem que informa a quantidade de choque, ou multiplicar a dose de manutenção por 5x, para cada 1000 litros.

Tratamento de choque com cloro

É necessário fazer um tratamento de choque com cloro quando a piscina fica verde, quando a piscina tem alta concentração de cloramina, ou seja, está com forte odor de cloro ou diversos outros motivos, como animais mortos, excesso de folhas e outros orgânicos, chuvas intensas, etc.

Para realizar o tratamento de choque, é preciso antes corrigir principalmente o nível de pH entre 7.2 a 7.6, mas quem possui um medidor de alcalinidade, é importante corrigir para níveis entre 80 a 120 ppm.

A dose de tratamento de choque, como foi dito acima, deve ser respeitada na embalagem do cloro, se não informar nada, use 5x a dose de manutenção por 1000 litros, ex: dose de 3g use 15g pra choque para cada 1000 litros.

Após fazer a supercloração, é preciso deixar a água decantar por pelo menos 12h, para auxiliar esse processo, pode usar outro produto decantador em conjunto.

Agora é preciso aspirar a sujeira acumulada no fundo da piscina em modo drenar, é melhor eliminar todo esse excesso da piscina, do que filtrar ele.

antes depois tratamento choque cloro

Cloro Granulado X Cloro Líquido

Os dois tem vantagens e desvantagens, portanto, compare, saiba qual o melhor para sua piscina e escolha o mais adequado.

Cloro líquido vantagens

  • É mais barato
  • Já vem dissolvido
  • Mais fácil de aplicar

A grande vantagem do cloro líquido é o preço, ele é sim mais barato que o granulado, por isso ele é procurado e usado em piscinas.

Porém, existem outras vantagens, por ele ser líquido, ele já está dissolvido, o que facilita e muito a aplicação dele.

Cloro líquido desvantagens

  • Menor concentração
  • Pesado (barril de 50L)
  • Instável (evapora)

Olhando as desvantagens, a concentração dele é menor, o que força utilizar maior quantidade, o que agrava outro problema, por ser vendido em grandes concentrações, fica difícil manusear e utilizar o cloro em forma líquida.

Para finalizar, em forma líquida ele é muito mais instável, ou seja, ele evapora mais facilmente, deixando mais complicado ainda o manuseio e aplicação correta dele.

Cloro granulado

Não vou falar dos pontos positivos e negativos do cloro granulado, pois é basicamente o inverso do cloro líquido, apenas citar outras vantagens do granulado que não coloquei como ponto fraco do cloro líquido.

Uma vantagem boa são os cloros estabilizados, esse cloro demora mais para evaporar com o efeito do sol, portanto o efeito dura mais na piscina.

Outra vantagem do granulado, é a utilização em forma de pastilha em flutuadores, isso ajuda a manter o cloro em níveis ideias.