visualizar código fonte browser

Visualizar código fonte de sites com bloqueio

Visualizar código fonte de sites com bloqueio, o que fazer em sites que desativam o clique direito do mouse para evitar copia de conteúdo.

É impossível impedir que um navegador tenha acesso ao código fonte do site, portante vou mostrar diversas formas de visualizar o código de um site com bloqueio.

Sem problemas então, até aquele site mais chato pode ser visualizado o código HTML sem grandes problemas e sem usar nenhum plugin ou recurso muito avançado.

Como inspecionar uma pagina bloqueada

Depende de como a página for bloqueada, algumas apenas bloqueam o botão direito do mouse, outras também bloqueiam alguns atalhos para abrir codigo fonte (Ctrl+U, Ctrl+Shift+I, F12).

Atalhos para abrir código fonte:

  • ⌘-Option-U (Mac)
  • ⌘-Option-I (Mac)
  • Ctrl+U (Windows)
  • Ctrl+Shift+I (Windows)
  • F12 (ferramenta do desenvolvedor)

Abaixo vou falar sobre esses bloqueios e as formas de contornar cada um deles e como acessar o código fonte de um site bloqueado.

Bloqueio do botão direito do mouse

O bloqueio mais simples e comum é bloquear o botão direito do mouse, pois a forma mais comum de acessar o código é pressionando o botão direito do mouse e selecionando a opção: Exibir código fonte da página.

Ao clicar com o botão direito, aparece esse pop-up acima, com diversos comandos, entre eles o link: Exibir código fonte da página.

Porém, como o próprio pop-up já entrega a rápida solução para visualizar o código html, basta pressionar Ctrl + U.

Script para bloquear o botão direito do mouse:

<script>
document.onmousedown=disableclick;
Function disableclick(e)
{if(event.button==2){return false;}}
</script>

Bloqueio de comandos do teclado (Ctrl + U / Ctrl + C)

Alguns sites tem uma proteção um pouco melhor, eles evitam o uso de combinações de teclas, como Ctrl + U que como visto acima é o atalho para código fonte.

Outra tecla bastante bloqueada é o Ctrl + C para evitar cópia de conteúdo, porém não é nada difícil evitar esse bloqueio, basta colocar view-source: antes do URL.

view-source:URL
view-source:https://www.google.com.br

Sempre que o código é aberto para visualização, é aberto em outra página e com view-source: antes do URL, portanto basta adicionar manualmente para ter acesso ao HTML da página.

Script para bloquear o uso de Ctrl + C e Ctrl + U:

<script>
document.onkeydown = function(e) {if (e.ctrlKey && (e.keyCode === 67 || e.keyCode === 86 || e.keyCode === 85 || e.keyCode === 123))}return false;};
</script>

Bloqueio de download de imagens

Alguns sites fazem bloqueio de imagem, quando é utilizado o botão direito do mouse em cima de uma imagem, ele não funciona, uma forma de tentar prevenir o roubo de imagens.

O que recomendo é utilizar na frente do URL view-source:

Depois dentro do código, utilize Ctrl + F para buscar e busque por .jpg ou .png para encontrar as imagens do site, clique nos links para abrir e visualizar.

Script para bloquear o download de imagens:

<script>
    function nocontext(e) {
        var clickedTag = (e==null) ? event.srcElement.tagName : e.target.tagName;
        if (clickedTag == "IMG") {return false;}
    } document.oncontextmenu = nocontext;
</script>

Outras formas de burlar os bloqueios

Existe uma extensão para chrome que ativa o clique com botão direito do mouse em sites que bloquearam essa ação.

Outra forma é acessar o código HTML é usando o atalho F12 ou Ctrl + Shift + I, esses dois atalhos abrem a ferramenta de desenvolvedor que permite visualizar todo o código e também ter acesso às imagens.



Entre no Grupo do telegram