UnRoot – Como remover root do Android, veja tutorial com múltiplas formas para remover acesso root em aparelhos android.
Cada vez mais aplicativos estão bloqueando a instalação pela play store em telefones com root, veja como eliminar o acesso root e não ter esse problema.
Apesar de trazer diversas vantagens na utilização do root, também existem as desvantagens, caso não queria mais ser root essas são as formas.
Formas de fazer UnRoot
1. UnRoot com SuperSU ou app de controle root
A forma simples para fazer unroot é utilizando o aplicativo de controle root, o mais usado é o SuperSU, mas pode ser outro, utilize qual tiver instalado.
No menu de configurações do SuperSU procure por “Remover root totalmente” e toque nessa opção.
Em seguida vai aparecer um aviso e para continuar o processo apenas toque em continuar.
Reinicie o aparelho após terminar esse processo e ao ligar novamente, remova o aplicativo SuperSU (ou outro gerenciador de root usado).
Lembrando que no caso de ROMs modificadas, alguns incluem root no kernel, então ele vai voltar ao realizar esse processo.
Confirme se realmente não possui mais acesso root usando o app Root Checker.
2. UnRoot apagando arquivos com explorador
Esse método é bem mais complicado, para realizar é preciso um explorador de arquivos que permite acesso root, como o ES File Explorer.
No menu lateral procure a opção para habilitar o explorador root (ou faça esse processo em qualquer outro explorador de arquivos).
Após habilitar, autorize quando pedir permissão root neste aplicativo, agora o app pode navegar em pastas do sistema.
Acesse a pasta raiz “/” e depois acesse a pasta bin onde vai encontrar os arquivos necessários para deletar.
Primeiro encontre os arquivos busybox e su e delete esses arquivos (caso não encontre pule esse passo).
Depois volte para a pasta raiz / e abra a pasta system logo em seguida a abra a pasta xbin para apagar os arquivos busybox e su se existirem.
Volte para a pasta system, depois abra a pasta app e apague o arquivo superuser.apk (em alguns casos a pasta superuser com o apk dentro).
Para finalizar basta reiniciar e ao religar o aparelho já não vai ter acesso root, confirme usando o app Root Checker.
3. UnRoot ao formatar o android
Ao formatar o android, todas as modificações feitas vão ser apagadas, inclusive os arquivos que permitem o acesso root instalados.
Para formatar o aparelho basta procurar no menu a opção “restaurar padrão de fábrica” e executar esse processo.
Lembrando que tudo no aparelho vai ser apagado, todos aplicativos, fotos, músicas, tudo, tudo, tudo, tudo, então tome cuidado.
4. UnRoot fazendo Wipe Data
É basicamente a mesma coisa que formatar o android, mas essa é a forma um pouco mais avançada, pois é realizada no recovery do aparelho.
O recovery é uma espécie de BIOS dos aparelhos Android, onde tem acesso a configurações antes de entrar no sistema operacional do aparelho.
Wipe Data é a opção para eliminar todos os dados produzidos pelo usuário desde que ligou o aparelho pela primeira vez.
Lembrando que da mesma forma que a opção de formatar o aparelho, tudo vai ser perdido, fotos, apps, etc.
5. Remover root por aplicativo
Caso não tenha sucesso em nenhuma das alternativas anteriores, ou prefere um procedimento mais simples, use esse app.
O problema é que esse aplicativo é pago, e os aplicativos gratuitos similares não funcionam, então só pagando mesmo.
O app é o simply unroot, que apesar de ser gratuito para instalar, é preciso efetuar uma compra interna para ele funcionar.
6. Remover root no LineageOS
Na página de downloads do LineageOS o dev liberou os arquivos “su removal” para a versão 13 (baseado no android 6.0) e versão 14.1 (baseado no android 7.1).
Para fazer unroot com esses arquivos, basta baixar corretamente a versão do seu aparelho, arm/arm64/x86 e colocar na memória do aparelho.
Depois entrar no modo recovery e execute o arquivo baixado na opção install do recovery para aplicar a modificação e remover o root.
Em caso de dúvidas sobre esse processo no android recovery, veja o post que fala sobre troca de ROM android e / ou também veja um exemplo no post LineageOS no redmi2.
Porque fazer unroot ?
Incompatibilidade de aplicativos
Tanto o google como outros diversos desenvolvedores não gostam de aparelhos com acesso root, isso impede que haja um maior controle nos usuários.
Um exemplo claro é que hackers com acesso root tem mais facilidade em criar formas de enganar algum aplicativo, como compras internas.
O google também não tem interesse em root, principalmente por segurança da plataforma android e também por pirataria.
Com esse cerco contra o root, cada vez mais se torna complicado de manter um aparelho com root e desfrutar planamente dele.
O netflix é um app que não aceita ser instalado em aparelhos com root (provavelmente por facilitar a pirataria do conteúdo deles).
Venda ou assistência técnica
Outro motivo para fazer unroot é ter que levar ele em uma assistência técnica, como root perde garantia, remova antes de levar.
Em caso de venda do android é provável que queira remover o root também, veja o post com todas as recomendações para quem vai vender o aparelho.
Magisk o “novo root” transparente
O Magisk é uma nova forma de fazer root, a principal diferença dessa forma é que ela engana a verificação do google.
Por conseguir enganar a verificação SafetyNet do google, ele não é identificado pelos aplicativos, portanto não tem esse problema.
Quem precisa remover root por aplicativo incompatível, utilize o root pelo magisk e “engane” o aplicativo, mantendo assim as vantagens de ser root.
Apenas os aplicativos que necessitam root tem acesso a essa função, para os outros aplicativos ele não é descoberto.
O magisk deve se tornar em breve a melhor opção para quem quer ter acesso root nos aparelhos android.