problemas autenticação wifi android

Problemas de autenticação WiFi no android

Problemas de autenticação WiFi no android, conheça possíveis problemas e soluções para erros de autenticação em redes Wifi do sistema android.

Existem diversos motivos para o Android não se conectar em uma rede Wifi, alguns deles são bem simples de resolver e outros é preciso investigar o motivo.

É comum acontecer de não conectar em um lugar onde você tem certeza da senha, além disso, outras pessoas se conectam normalmente o seu aparelho da (erro) de autenticação.

No final desse post tem um bônus de como compartilhar internet do WiFi por bluetooth.

Possíveis problemas de autenticação WiFi

  • Limitação de aparelhos conectados
  • Incompatibilidade com TKIP ou AES
  • Incompatibilidade com nomes com caracteres especiais ex: ( $ÜⓟモЯ )
  • Bloqueio de MAC
  • Conflito de IPs

Limitação de aparelhos conectados:

Não é tão comum, pois o padrão da maioria dos roteadores é atribuir IPs de 2 a 255, portanto uma quantidade bem significativa de IPs, mas caso esse valor tenha sido reduzido, o aparelho fica sem IP para conectar.

Alguns aparelhos iniciam por padrão a faixa de IP em 100 e vai até 255, o que já limita um pouco, e em grandes concentrações de pessoas também pode ocorrer esse problema de falta de IP.

Outro fator que pode limitar os aparelhos conectados é o tempo de atribuição do IP pelo DHCP, exemplo, ao conectar um novo aparelho, aquele IP atribuído a ele vai ter duração de 1440 min.

Nesse tempo o aparelho conectado já saiu do local, mas o IP ainda continua reservado para ele, se chegar um novo aparelho querendo conectar, esse IP não pode ser utilizado.

Portanto, em lugares com muitos clientes conectados, é ideal deixar o tempo do DHCP menor, como 40min, para que tenha maior rotatividade de IPs.

Incompatibilidade com TKIP ou AES

Por padrão, a maioria dos aparelhos vem configurado para utilizar esses dois modos de criptografia da senha Wifi, porém, algumas pessoas alteram essa configuração.

Apenas AES (forçar mais segurança) ou apenas TKIP (forçar melhor desempenho) principalmente em roteadores mais antigos, ou em aparelhos que sempre tem muitos clientes.

Alguns aparelhos / fabricantes, forçam o uso de AES para forçar uma melhor segurança e isso pode impedir de se conectar em redes que utilizam apenas a criptografia TKIP.

Incompatibilidade com nomes com caracteres especiais

Uma parcela de aparelhos android podem ter problemas ao autenticar em redes cujo nome possui caracteres especiais, do tipo $ÜⓟモЯ, caso a rede que tiver problemas, possuir no nome, caracteres estranhos, esse pode ser o motivo do erro de autenticação.

Deixe os caracteres especiais para outros lugares, como para utilizar em chats do whatsapp, instagram, veja como utilizar esse tipo de letra no tutorial que já disponibilizei no supertutorial.

Bloqueio de MAC

Nesse caso não vai aparecer erro de autenticação, talvez outro errou, ou até mesmo se conecta normalmente, mas não tem acesso à internet.

Caso o roteador estiver configurado para aceitar apenas endereços MAC conhecidos, ou você já tenha se conectado e então alguém pegou seu MAC e colocou na lista de aparelhos banidos.

Conflito de IPs

Esse problema é realmente muito raro de acontecer em redes wifi, pois praticamente todos IPs são atribuídos de forma automática por DHCP, mas eventualmente alguém na rede pode atribuir de forma manual e causar esse conflito.

Possíveis soluções para erros de autenticação em Wifi

As soluções vão desde as mais simples possíveis, até algumas que necessitam mudar a configuração, o que nem sempre é possível.

  • Reiniciar o aparelho Android
  • Reiniciar o Roteador
  • Esquecer a rede e conectar novamente
  • Ativar e desativar o modo avião do Android
  • Desativar e ativar novamente o WiFi do Android
  • Mudar o nome da rede WiFi (SSID)
  • Habilitar os dois modos de criptografia TKIP e AES
  • Verificar configuração de segurança (bloqueio de MACs)

Reiniciar o aparelho Android

O simples fato de reiniciar o aparelho pode resolver problemas como, conflito de IPs, e outros tantos problemas que são comuns em aparelhos eletrônicos, mas desconhecemos o motivo.

Reiniciar o Roteador

Reiniciar o roteador também resolver diversos problemas desconhecidos, além de resolver conflitos de IPs, de DHCP e de limitação de aparelhos conectados, pois muitos IPs estão atribuídos a aparelhos e não estão sendo usados naquele instante.

Esquecer a rede e conectar novamente

Essa ação, teoricamente não faz sentido, pois se a senha está correta e já houve uma conexão, esquecer e conectar novamente não deveria mudar nada, mas como já falei acima, algumas coisas não fazem sentido e isso realmente pode solucionar o problema.

Ativar e desativar o modo avião do Android

Essa ação é basicamente o mesmo que reiniciar o aparelho, só que essa ação vai apenas reiniciar as conexões que para o caso de problemas no WiFi já basta, a vantagem é ganhar tempo em relação a reiniciar.

Desativar e ativar novamente o WiFi do Android

O mesmo efeito que a ação acima de colocar no modo avião, ao desligar o WiFi e depois ligar novamente, vai forçar o aparelho android a tentar se conectar novamente e isso pode bastar para resolver o problema.

Mudar o nome da rede WiFi (SSID)

Caso a rede possua nomes com caracteres especiais, como já vimos isso pode causar problemas, portanto o recomendado é usar apenas letras e números no SSID (nome da rede WiFi).

Mas não é só isso, caso tenha 2 roteadores com nomes exatamente iguais, também pode ser um problema e não é tão raro acontecer, pois, os roteadores trazem nomes de SSID padrões.

Habilitar os dois modos de croptografia TKIP e AES

Mais uma alternativa que exige alterar uma configuração do roteador, geralmente na aba de redes sem fio, segurança, procure por criptografia ou algo semelhante e selecione para utilizar às duas caso ainda não esteja.

Verificar configuração de segurança (bloqueio de MACs)

Também nas configurações do roteador, geralmente em configurações de rede, segurança, filtragem de clientes, verifique se existe algum filtro de MAC e caso houver, remover algum MAC específico ou toda filtragem.

Bônus – compartilhar internet de uma rede wi-fi por bluetooth

Caso tenha problemas em conectar em uma rede Wi-fi, mas alguém conseguiu, uma das formas de conseguir usar a internet é através do compartilhamento por bluetooth.

A pessoa que está conectada na rede Wi-Fi precisa procurar no aparelho dela, em configurações de ponto de acesso, uma opção que poucos utilizam é via bluetooth.

Habilite o bluetooth nos dois aparelhos e faça eles se conectarem, então no aparelho que tem internet, habilite a opção Tethering Bluetooth.

Em quem vai receber a internet, vai aparecer uma notificação se deseja ou não aceitar a internet por bluetooth do aparelho que estiver conectado e basta aceitar para utilizar a internet.

ponto acesso bluetooth


Entre no Grupo do telegram