pagar com qr code

Pagar com QR Code

Veja como pagar com QR Code, locais que aceitam e quais aplicativos permitem realizar e receber pagamentos com essa tecnologia.

Esse meio de pagamento pode ser o principal no futuro, em outros países como a China, já é largamente utilizado pela população.

O QR Code vai ser um grande concorrente com o contactless (aproximação) e NFC para dominar os meios de pagamento.

Como receber com QR Code?

Para efetuar um pagamento com QR Code, é preciso de um aplicativo com esse recurso e encontrar um estabelecimento que tenha uma forma de cobrança por QR Code.

Por enquanto, o método mais comum de recebimento de estabelecimentos é possuir uma máquina Cielo, ou usar o sistema da LINX.

Para negócios menores, as opções são maiores, por exemplo, um pipoqueiro pode cobrar com PicPay, não é preciso CNPJ para receber com esse aplicativo.

Outro recebimento bem popular para pequenos negócios é a máquina da Pagseguro, que já aceita código QR.

Por último, as dezenas de plataformas de APPs ou Banco, existem dezenas de aplicativos de banco digitais e aplicativos de pagamentos, que fazem os dois lados, tanto pagamento como recebimento através de QR Codes gerados na hora com o aplicativo.

Falo mais abaixo o nome de diversos deles, mas com certeza essa lista só aumenta e é bem provavelmente que essa lista vai aumentar bastante em pouco tempo.

Como pagar com QR Code?

É preciso separar os meios de pagamentos para conhecer as formas de pagamento com o QR Code, por exemplo, pagamentos na internet com QR Code, pagamentos físicos com QR Code, e pagamento entre amigos com QR Code.

Pagar na internet com QR Code, a plataforma de ecommerce VTEX tem parceria com o aplicativo Pic Pay e também com o app AME para receber pagamentos com QR Code nos sites.

Pagar em lojas físicas com QR Code, existem dois grandes sistemas de recebimento para lojas físicas, as maquinas de cartão Cielo, do Pagseguro e os sistemas de ERP da LINX.

Pagar amigos com QR Code, esse é mais simples, existem dezenas de aplicativos que possibilitam esse pagamento, como Pic Pay, Mercadopago, agibank, banco inter, NU Bank, Next, Iti, Recargapay, etc…

parceiros cielo qr code
Parceiros da Cielo para pagamentos com QR Code

Evolução muito rápida

Procure no aplicativo do seu banco se já existe opção no menu QR Code, a maioria dos bancos já desenvolveu ou está desenvolvendo esse recurso em seus aplicativos.

O Bradesco, por exemplo, já desenvolveu e está funcional em seu aplicativo de cartões, que já pode ser usado para pagar através de maquinas Cielo.

O Itaú fez um aplicativo exclusivo, o iti para pagamentos entre usuários e em breve deve adicionar formas de vendas dentro dele, como uma conta PJ para receber através de QR Code.

O Santander também já desenvolveu seu aplicativo de pagamentos, semelhante ao iti do itaú e já pode ser usado por seus clientes para pagar com QR Code.

O branco do Brasil também já integrou em seu aplicativo o pagamento por QR Code, no site fala de pagamento entre usuários, não sei ao certo se ele funciona em maquinas da Cielo, por exemplo.

Os bancos digitais, que já nasceram nesse mundo, como o Nu Bank, Banco Inter, C6 bank, Agibank, Neon, Original, Next, etc, todos eles já aceitam pagamentos e também recebimentos com QR Code.

Aplicativo Mercadopago

Esse aplicativo do mercadopago, vou falar a parte sobre ele, pois é um dos mais avançados em pagamentos com QR Code e fecha novas parcerias praticamente todas as semanas.

Veja algumas parcerias, drogasil, Nutty Bavarian, Casa Pilão, Spoleto, Café do Ponto, Rei do Mate, Droga Raia, todas essas lojas, ao efetuar um pagamento com QR Code, o cliente ganha um desconto imediato no pagamento.

mercadopago pagamento qr code

Mas não são só esses parceiros, já entrou mais parcerias recentes, e muito provável que vai aumentar muito depois que fiz esse post, o McDonald’s, por exemplo, oferece um desconto de R$ 10,00 para compras acima de R$ 20,00.

Cada parceiro tem um desconto e um valor mínimo de consumo para ganhar aquele desconto, portanto consulte o card do parceiro para saber os detalhes.

O mercadopago também permite receber com QR Code, basta ir em Cobrar, depois em Cobrar com QR Code, pronto, agora coloque o valor e o código vai ser gerado.

Gostou da tecnologia QR Code? Essa tecnologia está se popularizando agora, mas já existe a algum tempo e já escrevi alguns posts sobre ela, como o post sobre compartilhar WI-FI por QR Code sem precisar falar a senha.

Outro post que fiz que fala sobre QR Code, é sobre encurtadores de links, alguns desses serviços também oferecem a possibilidade de gerar um QR Code para acessar um site, por exemplo.



Entre no Grupo do telegram