configurar rede vpn windows

Como configurar uma rede VPN em um PC com Windows

A tecnologia VPN permite que uma máquina usando uma conexão de Internet ingresse em uma rede privada por meio de um “túnel” seguro entre esse dispositivo e a rede.

Isso protege os dados de serem vistos ou adulterados por pessoas com más intenções.  A VPN cria um túnel, e toda a sua rede e atividades online passam por ele.

Sua atividade fica oculta porque está dentro desse “túnel”. Além disso, todos os seus dados são criptografados, oferecendo outro nível de segurança.

Os dois casos de uso mais comuns são os serviços de VPN para consumidor, que permitem que as pessoas naveguem em particular de casa ou em um ambiente público, e as soluções orientadas para os negócios, que permitem que os funcionários se conectem remotamente à rede corporativa.

Agora que muitas pessoas estão trabalhando em casa devido à pandemia de COVID-19, esse procedimento está sendo muito procurado, então esse conteúdo está atualizado e funcionando conforme descrito.

Na maioria das vezes, as conexões VPN são tratadas por software personalizado ou por software genérico de terceiros, como o cliente OpenVPN ou o Cisco AnyConnect.

Outra opção geralmente suportada pela maioria das redes privadas virtuais é usar o cliente VPN interno da Microsoft.

Isso é útil quando algumas VPNs não fornecem seu próprio cliente ou se você deseja usar um protocolo VPN não suportado pelo cliente da sua VPN, como o IKEv2.

A desvantagem de usar o cliente interno é que você precisa selecionar um servidor específico para usar, em vez de saltar entre diferentes locais da maneira que pode com um serviço VPN comercial.

Por outro lado, a maioria das VPNs fornecidas pelo empregador oferecerá um número limitado de servidores aos quais você pode se conectar, o que torna ideal o uso desse cliente. Não esqueça de checar qual é o melhor VPN para seu Windows.

 

Passo a passo: Como configurar uma VPN interna no Windows

 

  • Passo 1– Clique no botão Iniciar. Na barra de pesquisa, digite VPN e selecione Configurar uma conexão de rede virtual privada (VPN).

 

  • Passo 2–  Digite o endereço IP ou o nome de domínio do servidor ao qual você deseja se conectar. Se você estiver se conectando a uma rede comercial, seu administrador de TI poderá fornecer o melhor endereço.

 

  • Passo 3 –Se você deseja configurar a conexão, mas não conectar, selecione Não conectar agora; caso contrário, deixe em branco e clique em Avançar.

 

  • Passo 4– Na próxima tela, você pode inserir seu nome de usuário e senha ou deixá-lo em branco. Você será solicitado novamente na conexão real. Clique em conectar.

 

  • Passo 5– Para conectar, clique no logotipo de rede do Windows na parte inferior direita da tela; depois selecione Conectar em “Conexão VPN”.

 

  • Passo 6 –Na caixa “Conectar à rede VPN”, digite o domínio apropriado e suas credenciais de login; depois clique em Conectar.

 

  • Passo 7 –Se você não conseguir se conectar, o problema pode ser devido à configuração do servidor. (Existem diferentes tipos de VPNs.) Verifique com o administrador da rede para ver que tipo está em uso – como PPTP – e, na tela “Conectar conexão VPN”, selecione Propriedades.

 

  • Passo 8– Navegue até a guia Segurança e selecione o “Tipo de VPN” específico na lista suspensa. Você também pode desmarcar a opção Incluir domínio de logon do Windows na guia Opções. Clique em OK e conecte.

 

Demora um pouco, e dá algum trabalho, mas a configuração de uma VPN usando o cliente interno do Windows é relativamente rápida e, como usuário, é uma habilidade útil.

 

Considerações finais

 

Depois de se conectar à VPN, verifique se sua VPN está funcionando, visitando IPleak.net. Você deve ver um endereço IP e servidores DNS diferentes do seu estado não VPN.

Caso contrário, existem várias causas em potencial que não podemos abordar aqui. Sua melhor aposta é verificar com o departamento de TI da sua empresa ou com o serviço de suporte da sua VPN.

Se você voltar à lista de adaptadores em “Conexões de Rede”, agora verá a conexão que acabou de criar e a mensagem “nenhum cliente conectado”. Quando usuários remotos se conectam com êxito, essa mensagem muda.

E é isso! Agora você pode acessar a internet, e seus documentos pessoais, ou de trabalho, em uma rede completamente segura e a prova de fraudes.