virtual desktop windows virtuawin

Virtual Desktop no Windows

Virtual Desktop no Windows, veja como utilizar vários desktop para organizar melhor as tarefas no windows, um recurso muito utilizado em desktop linux.

Esse programa pode dividir em até 20 desktop virtuais, também tem suporte a dois monitores e oferece atalhos para mudar entre os desktop rapidamente.

Ao abrir dezenas de programas ao mesmo tempo, a barra inferior do windows pode ficar pequena e cair a usabilidade entre os programas, o virtuawin resolve isso.

O virtuawin é muito bem avaliado no site sourceforge e é compatível com todos os windows, do XP a 10 e também existe uma versão partable dele.

Virtual Desktop no Windows

Um dos problemas desse software é que ele não possui uma versão em português, apenas inglês, mas é bastante simples de ser usado.

virtual desktop windows

Basta clicar no ícone dele, na barra de tarefas e vai aparecer o que está aberto em cada desktop e opções para mudar de desktop ou mover programas entre eles.

Na aba Switch To selecione entre as opções para mudar de desktop, na aba Move Here selecione o programa que deseja mover para o desktop atual.

Em Always Show selecione algum programa que deseja exibir em todos os desktops, muito interessante, por exemplo, para programas como whatsapp desktop e skype.

O usuário pode optar por navegar entre os desktops virtuais usando teclas de atalho, veja a configuração de teclas para alterar entre os desktops:

Ctrl + Alt + ► -> Move para o desktop da direita
Ctrl + Alt + ◄ -> Move para o desktop da esquerda
Ctrl + Alt + ▲ -> Move para o desktop acima
Ctrl + Alt + ▼ -> Move para o desktop abaixo

Um problema que percebi ao utilizar o programa é que se for aberto um arquivo em um programa que já está em outro desktop ele vai trazer o programa para o desktop atual.

Isso aconteceu ao abrir o arquivo utilizando um programa que não aceita ser executado em processos separados, como excel, alguns players de vídeo e músicas, etc…



Entre no Grupo do telegram