testar memória ram windows

Testar Memória RAM no windows e alternativas

Testar Memória RAM no windows, saiba como fazer teste de memória RAM utilizando o windows e também outros softwares especializados como alternativa.

Caso tenha comprado um PC usado ou deu algum problema no PC que suspeita que seja memória RAM, executar um teste da RAM pode tirar essa dúvida.

E não só em caso de problemas o teste é interessante, os mais aficionados em performance, quando se usa RAM em dual channel a ordem das memórias importa.

E mesmo que for um módulo apenas em single channel, tem slots que dão melhor performance que outros e isso pode ser identificado com ajuda desses softwares.

Testar RAM no windows

O sistema utilizado majoritariamente em desktops é o windows e então a forma simples de testar a RAM é utilizar o programa do windows para isso.

Abra o executar, precione WIN + R (botão de atalho do windows + R ) e digite mdsched.exe para abrir o programa.

Vai ser aberta essa janela, e o windows vai te dar duas opções, verificar agora ou verificar na próxima vez que ligar o computador.

Testar RAM em sistema linux exclusivo

A vantagem desse teste em um sistema exclusivo é que ele é mais completo e inclusive classifica a performance da memória, sendo ideal para quem precisa encontrar a combinação ideal das RAMs.

Esse sistema memtest+, é baixado como ISO e é preciso colocar ele em um pendrive para dar boot por ele e fazer a verificação da memória.

A melhor forma de criar um pendrive com o memtest é utilizando a ferramenta YUMI que é um software especial para criar pendrive.

O memtest+ também possui versões já específicas para pendrive, mas acredito que são mais complexas do que utilizar o yumi para criar o pendrive de boot.

Verificando memória RAM outra alternativa

Por último ainda existe outra alternativa, também memtest, mas esse software se originou de um fork (separação) do código, e essa empresa PassMark deu continuidade nesse código.

Eles oferecem uma versão paga, mas também existe a versão gratuita desse memtest86 que funciona de forma muito similar ao memtest+.

Apesar dessa versão ser um pouco mais “bonita” essencialmente são muito parecidos, dependendo da versão, pode ser melhor usar o mais novo já que pode ter compatibilidade melhor.



Entre no Grupo do telegram