melhor formato vídeo android

Melhor formato de video para celular Android

Melhor formato de video para celular Android, vamos tentar encontrar o melhor formato de vídeo para cada usuário e necessidade.

Não existe um formato perfeito, os diversos formatos não foram criados atoa, todos tem uma proposta e respondem a uma necessidade.

O problema é o tanto de formatos e códigos que confundem, mas existe um formato que se destaca, vamos falar sobre ele e também dos outros.

Antes temos que entender o que são Codecs, Containers e Transcoders

O que são os famosos Codecs?

Codec vem de COdificação e DECodificação, ou seja, eles convertem arquivos pesados em arquivos menos (codificação) e depois para serem executados precisam ser novamente convertidos (decodificação).

Os codecs permitem comprimir arquivos gigantes em menores, através de diversas técnicas de compressão, por isso codecs diferentes resultam e tamanhos diferentes de arquivos.

E não é só o tamanho do arquivo final deve ser analisado, o tempo de compressão e descompressão também, pois isso influência a qualidade do hardware necessária para utilizar cada um deles.

Exemplos de codecs suportados nativamente no Android:

  • H.263
  • H.264
  • H.265
  • MPEG-4 SP
  • VP8
  • VP9

O que são containers?

Conteiners são os formatos, ou seja, são como os arquivos são embalados, um arquivo de vídeo foi codificado em um codec para vídeo e outro codec para áudio e o container tem que fazer a sincronia entre os arquivos.

Exemplos de conteiners suportados nativamente no Android:

  • 3GPP (.3gp)
  • MPEG-4 (.mp4)
  • MPEG-TS (.ts)
  • WebM (.webm)
  • Matroska (.mkv)

Tabela de Codecs e containers suportados nativamente no Android:

formatos vídeos nativos android
Tabela retirada do site:
https://developer.android.com/guide/topics/media/media-formats

Então qual melhor formato de vídeo para android

O google recomenda o codec H.264 e áudio ACC que utiliza o container MP4, mas esse formato já tem um substituto, o H.265 que deve se popularizar por conseguir menor tamanho.

O padrão se popularizou muito com o fim do container FLV o famoso Adobe flash que foi ignorado pela apple e substituído pelo google para o HTML5 que usa o formato MP4.

Tabela de formato de vídeos para celular:

Outro formato recomendado pelo google é o VP8 ou VP9 que utiliza o container WEBM um padrão desenvolvido pelo google e utilizado no Youtube em aparelhos compatíveis.

Esse formato também é utilizado pela Netflix e outros serviços de strem de vídeo, mas em breve ele deve ser substituído pelo formato AV1 que inclusive já está em teste pelo youtube.

Mas e os Transcoders?

Os transcoders são os softwares responsáveis por transformar um arquivo de um formato para outro formato, ou seja, ele possui os dois codecs e descomprime o formato atual e comprime em outro formato.

Para quem utiliza apenas Android, recomendo o FFmpeg Media Encoder, ele é baseado no FFmpeg um dos mais utilizados.

Esse FFmpeg é a ferramenta utilizada no aplcativo que recomendo para baixar músicas MP3 do youtube para o Android.

Quem utilizar PC com windows ou Linux, existem outras duas opções:

O HandBrake:

E o Avidemux:

Todinhos esses softwares citados são grátis e de código aberto, recomendo muito utilizar esse tipo de software, pois além de serem grátis, possuem uma ótima qualidade e são seguros.

Já fiz um post sobre excelentes vídeos players para android que você não conhece, vale conferir a lista para quem assiste muito filme em aparelhos android.