arquivo apk

Arquivo APK, o que é e para que serve?

Quem possui um celular smart com certeza já deve ter ouvido ou visto a palavra “APK” em algum lugar. Seja em uma discussão sobre telefones ou em algum site sobre smartphones. Este é um termo bastante utilizado, porém nem todo mundo sabe o que é.

O APK é uma extensão, chamada Android Packge, que serve para instalar os aplicativos no sistema operacional do Android. Em geral, os usuários comuns de smartphone nem precisam saber o que é um APK. Isso porque a grande maioria dos apps pode ser instalado diretamente pelo Play Store. Alguns cliques e pronto o APK será utilizado sem mais delongas.

arquivo apk

Então para que saber o que é um APK? Há casos em que as pessoas não têm acesso de internet Wi-Fi. A internet de rede pode não ser suficiente para baixar aplicativos grandes. Para isso um computador com acesso à internet e um cabo USB podem ser suficientes para sanar os problemas.

Como instalar um APK no smartphone sem acesso à internet

O processo é simples e funcional. Basta o smartphone ter algum tipo de gerenciador de arquivos, como o AppInstaller da Google, e o APK pode ser instalado.

Mas como conseguir um APK? Esse arquivo pode ser baixado diretamente da Play Store através do navegar (que tenha extensão APK) e depois transferir o arquivo do download para o smartphone. Em geral, o programa gerenciador de tarefas irá reconhecer o arquivo APK e irá dar ao usuário a opção de instalar ele no aparelho (ou no cartão de memória SD).

É uma opção para quem não tem a possibilidade de uma internet Wi-Fi, mas ainda deseja desfrutar de jogos e aplicativos em seus celulares.

APK usado para pirataria

O arquivo APK também pode ser transferido por Bluetooth e muitos aplicativos gratuitos são compartilhados dessa forma. O grande problema é que apps pagos também passaram a ser distribuídos de forma pirata.

Bastava alguém buscar o APK do aplicativo pago e compartilhar ele na internet ou via Bluetooth. A opção dos desenvolvedores foi criar barreiras para impedir a pirataria, como desejar que o smartphone esteja conectado à internet para verificação de chave durante a instalação.

Como Instalar Aplicativos APK no Android

Você provavelmente está familiarizado com o Windows, bem como seus softwares que podem ser instalados e executados através de arquivos com a extensão “.exe”. Pois bem, no Android esse cenário é bem semelhante, mas ao invés de utilizar um EXE, esse sistema operacional móvel utiliza arquivos APK.

APK é a sigla usada para um Android Package (Pacote Android em uma tradução livre). Esse pacote contém um aplicativo/jogo, sua finalidade é realizar a instalação em um dispositivo, e ao final da instalação não se faz mais necessário da execução do mesmo, pois o Android já tem todas as dependências para executar o aplicativo.

Não custa lembrar que já publicamos um tutorial sobre como baixar e instalar aplicativos no Android, mas esse tutorial é um pouco mais específico, pois lida com apps que podem ou não estar na Google Play Store, ou seja, a instalação de um APK pode ocorrer porque:

  • Você é um desenvolvedor e quer testar sua app antes de publicá-la;
  • Quer instalar um aplicativo de terceiros;
  • Precisa fazer root no dispositivo, e precisa instalar hacks via APK.

Baixando e Instalando o Arquivo APK pelo Dispositivo

Assumindo que você já tem um link e o acessou em seu dispositivo, saiba que esse APK estará disponível na pasta Download do Android. A partir daí você deve escolher um Gerenciador de Arquivos, recomendamos os aplicativos abaixo:

Ou outro gerenciador de arquivos do android, no link do post falo sobre o AMAZE, um “file manager” gratuito e de código aberto, que pede menos permissões que aplicativos semelhantes.

Obs.: Toda vez que você quiser instalar um APK no Android será necessário habilitar a opção “Fontes desconhecidas”, ou seja, isso nada mais é que autorizar o Android a realizar a instalação de aplicativos de terceiros, para habilitar essa opção vá nas configurações > Segurança > Marque “Fontes desconhecidas”.

Optei pelo Astro File Manager para prosseguir. Primeiramente baixei o APK, acessei o Gerenciador de Arquivos, na sequência cliquei no sdcard0 (armazenamento interno do Android), depois abri a pasta Download e nela está contida o APK baixado. Agora basta clicar sobre o arquivo e prosseguir com a instalação, veja o exemplo em sequência:

instalar apk passo1
instalar apk passo2

Feito isso, seu APK já está instalado no Android e você pode executá-lo normalmente. Porém se você não tiver sucesso na instalação, eis o que pode ter ocorrido:

  • Não há espaço suficiente para a instalação;
  • Sua versão do Android (ou seu dispositivo) não é compatível com o Aplicativo;
  • Você não deu permissão de instalação para “Fontos desconhecidas”.
  • Ou pode ser que o arquivo esteja corrompido, então baixe-o e siga esse tutorial desde o começo.

Instalando um APK a partir do PC

Esse caso é um pouco mais complicado, pois existem diversos dispositivos e versões do Android. Porém o conceito geral é:

  • Baixar o APK no PC;
  • Conectar seu dispositivo via cabe USB;
  • Copiar o APK para uma pasta acessível no dispositivo;
  • Realizar a instalação conforme citado acima.

Uma outra alternativa interessante (e que não precisa de cabo USB, muito menos de root), estamos falando do aplicativo AirDroid. Esse aplicativo é gratuito e tem muitos recursos úteis para manipular fotos, vídeos e aplicativos.

Bom é isso, agora você já se tornou um expert na instalação de APK no Android.

Como Baixar Aplicativos em APK a partir do Google Play

Além de enriquecer seu conhecimento sobre Android, essa dica também é bem interessante para quem precisa baixar aplicativos do Google Play em formato APK, pois por algum motivo precisa levar tais aplicativos para outras pessoas que não dispoem de uma conexão de internet. Esse procedimento é relativamente fácil, siga com calma cada passo que a gente chega lá.

Em primeiro lugar vamos precisar de uma extensão do Google Chrome chamada APK Downloader, faça o download aqui e assim que baixar é só acessar o menu de configurações do Chrome > Ferramentas > Extensões. Agora arraste o arquivo .crx baixado para a lista de Extensões, você precisa confirmar a instalação:

apk downloader passo 1 1
apk downloader passo 2

Agora que a extensão está devidamente instalada, acesse qualquer aplicativo gratuito no Google Play, vamos utilizar o Device ID, e ao acessá-lo veja que no topo tem um ícone de download no campo de url do Chrome, mas espere, ainda não finalizamos as coisas.

Clique sobre o novo ícone adicionado no Chrome. Você verá uma mensagem “Please set Sim Operator in the Options page first”, clique em Ok e logo você será redirecinado para a página de configurações do APK Downloader.

apk downloader passo 3
apk downloader passo 4

Agora temos que instalar um aplicativo no Android para obter as informações necessários para o funcionamento do APK Downloader. Baixe o app Device ID e abra-o na sequência, você verá as informações conforme o exemplo abaixo:

device info

De posse dessas informações, volte na página de configurações do APK Downloader e informe seu e-mail (o Gmail que você usa no Google Play). a senha (a mesma que usa para logar no Gmail) e por fim seu Android Device ID obtido no app que acabamos de instalar. Agora que está tudo informado clique em “Login”.

apk downloader passo 5
apk downloader passo 6

Se você informou tudo corretamente será redirecionado para uma página que exibe seu e-mail, seu Android Device ID e a opção de “Logout”. Feche essa página e vá até o Google Play, abra a página de um aplicativo ou jogo gratuito, nesse tutorial estou acessando o Subway Surfers.

Repare que na barra de endereços temos o ícone do APK Downloader, clique nele e logo será exibido a opção de baixar o APK em seu computador.

apk downloader passo 7

Viu como é fácil?

A partir de agora você pode baixar qualquer aplicativou ou jogo gratuito em formato APK para uso pessoal ou para distribuir entre familiares e amigos. Agora que você aprendeu como baixar APKs na Play Store.

E encerramos por aqui mais um tutorial. Até a próxima pessoal!